Há sinais do fim de uma relação? Especialistas explicam
Afastamento emocional, diminuição ou ausência de diálogo e sensação de solidão são alguns deles, dizem especialistas
O público foi pego de surpresa na segunda-feira (22), pela manhã, com o anúncio de mais uma separação entre famosos. O cantor Diogo Nogueira, de 44 anos, e a atriz Paolla Oliveira, 43, comunicaram, através do Instagram, que o romance de quase 5 anos chegou ao fim.
Mas há sinais que acenam para o término de um relacionamento amoroso? A Tribuna conversou com especialistas que afirmam: sim, eles existem, e vão muito além da infidelidade.
“Alguns sinais aparecem de forma recorrente. Entre eles estão o afastamento emocional, a diminuição ou ausência de diálogo, a sensação de solidão mesmo estando junto, o aumento de críticas e ironias, a indiferença e a perda do interesse em resolver conflitos”, diz a psicóloga Monique Barbosa Nogueira.
Para salvar um romance, os especialistas recomendam que o primeiro passo é reconhecer que o relacionamento não vai bem e que precisa de cuidado.
“O diálogo e a escuta são fundamentais para que um casal consiga nutrir a relação. Um diálogo aberto, em que você possa conversar sobre tudo, é crucial para alimentar não só o amor, como também o respeito e a admiração”, diz a psicóloga Ana Carolina Souza.
No entanto, existem casos em que a melhor saída é colocar um ponto final no relacionamento. “Nem todo fim é fracasso, pode ser sinal de saúde. Quando a relação se torna um espaço contínuo de dor, desrespeito, violência emocional ou anulação de si, insistir pode adoecer mais do que separar”, analisa o psicólogo Alexandre Brito.
Anúncio
Diogo e Paolla anunciaram o fim do romance com uma publicação conjunta, em que afirmam: “Foram quase cinco anos de uma história que agora chega a um final feliz, não como nos contos, mas como foi tudo na nossa vida: real, intenso e cheio de amor”.
“As relações se transformam e, portanto, não houve um único motivo, nem um rompimento brusco, o que existiu foi conversa, respeito e maturidade. Com gratidão pela história que construímos e em paz com a decisão que tomamos, seguiremos caminhos separados, guardando profundo carinho um pelo outro”, escreveu o casal.
Os números
5 anos foi o tempo que durou o romance
44 anos é a idade de Diogo Nogueira
Saiba Mais
Linha do tempo
O cantor Diogo Nogueira, 44, e a atriz Paolla Oliveira, 43, foram apresentados por Mumuzinho através de uma chamada de vídeo, a pedido de Paolla, sua amiga de longa data.
O casal oficializou o namoro em julho de 2021, num show do sambista.
Ainda em 2021, mesmo com o pouco tempo de relacionamento, o cantor revelou que escreveu uma canção para Paolla, chamada “Flor de Caña”. A atriz estrelou o clipe da canção.
Em 2024, foram vítimas de rumores sobre término, que viraram piada para a atriz: “Me manda flores pra resolver”.
Eles não tinham planos de ter filhos num futuro próximo, confirmou o cantor em uma entrevista este ano.
Na última semana, Paolla compartilhou uma reflexão sobre o desconforto que mudanças podem causar.
O anúncio foi feito ontem, numa publicação no Instagram: “Com gratidão pela história que construímos e em paz com a decisão que tomamos, seguiremos caminhos separados, guardando profundo carinho um pelo outro”.
Indícios do fim de uma relação
Silêncios substituem o diálogo. Quando o casal para de discutir porque já desistiu de tentar, isso costuma ser um sinal importante.
Indiferença onde antes havia trocas e afetos.
Dificuldade em conversar sobre conflitos. Casamentos não se perdem por conflitos, mas pela incapacidade de lidar com eles.
Falta de interesse pela vida do outro.
Aumento de críticas e ironias.
Aparecimento de ressentimentos antigos não elaborados.
Ciúme excessivo ou a falta dele.
Dedicação ao trabalho em excesso.
Sensação de estar mais sozinho dentro da relação do que fora dela.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários