X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Hotel clandestino para animais é interditado em Jardim Camburi

Foram retirados do local treze cães, dois gatos e um jabuti


Ouvir

Escute essa reportagem

Um hotel para cães sem alvará de funcionamento foi interditado em Jardim Camburi, Vitória devido a denúncias de maus-tratos. A ação ocorreu no fim da tarde desta quinta-feira (13) após informações recebidas pela CPI dos Maus-Tratos Contra os Animais da Assembleia Legislativa, presidida pela deputada Janete de Sá, serem encaminhadas ao Ministério Público Estadual e à Prefeitura de Vitória.

Imagem ilustrativa da imagem Hotel clandestino para animais é interditado em Jardim Camburi
CPI dos Maus-Tratos Contra os Animais da Assembleia Legislativa: interdição |  Foto: Divulgação

Em ação conjunta com a secretaria municipal de bem-estar animal de Vitória, por meio da gerente de bem estar animal, Katiuscia Oliveira e do veterinário Marcelo Carvalho,  houve flagrante de maus-tratos,  insalubridade e falta de adequação sanitária do local. 

Os 13 cães encontrados no hotel clandestino foram retirados e encaminhados ao Rancho Bela Vista, que tem contrato com o município. Dentre os casos mais graves encontrados está o de um cão sem raça definida, que é deficiente e estava bastante debilitado, com feridas expostas e sem sinais recentes de tratamento.

“Esse dito 'hotel', na verdade, não tem a menor estrutura para receber esses animais. Apesar de a proprietária ser médica veterinária com registro no Conselho Regional da categoria. O que vemos ali não é uma postura condizente com o que se espera de um profissional da saúde animal”, declarou a deputada Janete de Sá, presidente da CPI.

Além dos cães foram retirados do local dois gatos e um jabuti.

Ainda de acordo com a denúncia recebida, as fêmeas – algumas flagradas na diligência em baias apertadas e sem condições de mobilidade – eram usadas com fins de procriação sem receber os cuidados veterinários necessários. Os filhotes “de raça”, por sua vez, eram posteriormente comercializados. A proprietária do estabelecimento foi encaminhada para o DPJ de Vitória para prestar depoimento.

Segundo relato de presentes na diligência a proprietária do local, no momento da fiscalização, evadiu-se do local com seis animais de pequeno porte dentro de um veículo e retornou posteriormente sem os animais.

A Lei Sansão, em vigor no País, prevê pena de 2 a 5 anos de prisão para quem maltrata cães e gatos. Denúncias como a que deu origem a esta ação podem ser encaminhadas à CPI dos Maus-Tratos Contra os Animais pelo email: [email protected]

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: