X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Homens recorrem a transplante de barba

Técnica virou alternativa para quem deseja ter uma barba mais fechada. Pelos são retirados da cabeça e do pescoço


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Homens recorrem a transplante de barba
Eliezer, ex-participante do BBB, fez a técnica para preencher mais a barba no rosto e deixá-la mais uniforme. Pós-operatório do procedimento (destaque) realizado em Fortaleza foi compartilhado por ele nas redes sociais |  Foto: Divulgação

Nos últimos anos, a barba fechada e uniforme se tornou um item indispensável na estética masculina, recebendo até a fama de ser a “maquiagem do homem”.

Contudo, não são todos que possuem esse elemento natural no rosto, o que leva um público cada vez maior a buscar alternativas de transplante de barba, como a técnica FUE (Follicular Unit Extraction, ou Extração de Unidade Folicular, na tradução). 

O procedimento ficou em alta nos últimos dias, após o ex-participante do Big Brother Brasil 2022, Eliezer, compartilhar nas redes sociais que implantou fios na região do rosto. Outro famoso que passou pela mesma cirurgia foi o cantor Wesley Safadão. 

O cirurgião plástico Felipe Pittella explica que esse procedimento é o mesmo aplicado no transplante de cabelo.  

“O transplante de barba consiste na mesma técnica do transplante capilar. Para a aplicação dessa técnica, utiliza-se um instrumento pequeno chamado de punch para extrair os folículos, um por um, e implantar na região que o paciente pretende cobrir”, explicou.

Segundo o especialista, as estruturas que guardam a raiz do fio, conhecidas como folículos, são retiradas, normalmente, do pescoço ou da própria cabeça do paciente. 

“Durante o procedimento, podem ser retirados folículos da região do pescoço para realocá-los na região desejada ou do próprio cabelo, a depender da necessidade, se for reconstrução parcial ou total”.

A dermatologista Alessandra De Melo, membro da Associação Brasileira de Cirurgia da Restauração Capilar, alerta para a importância de escolher um médico habilitado na área. “É importante que o paciente com desejo de passar pela cirurgia escolha profissionais habilitados. O procedimento requer aparelhos específicos e conhecimento médico”.   

O resultado pode ser percebido um ano após a aplicação. “Os primeiros resultados podem ser percebidos com seis meses, mas eu indico a duração de um ano para chegar ao resultado que o paciente realmente deseja”.

Avaliação médica é necessária

Imagem ilustrativa da imagem Homens recorrem a transplante de barba
O procedimento é minimamente invasivo e extrai os fios de uma região do corpo para o local desejado. |  Foto: Divulgação

FUE (Follicular Unit Extraction)

O que é

- Follicular Unit Extraction (FUE), ou Extração de Unidade Folicular, na tradução, é um método  de transplante capilar ou de barba, que tem se tornado muito popular no País.

- O procedimento é minimamente invasivo e extrai os fios de uma região do corpo para o local desejado.

- Ela é indicada para homens, de qualquer idade,  que queiram preencher parcial ou totalmente a barba.

- A cirurgia  é considerada indolor, realizada com   anestesia local e sedação oral leve ou venosa, a depender do caso.

- O resultado pode ser percebido um ano após a aplicação. 

Como funciona

- O cirurgião utiliza um equipamento chamado punch para extração do folículo, normalmente, do pescoço ou da  cabeça do paciente. Em seguida, é analisada a qualidade do elemento  folicular para a aplicação na região da barba.

Pré e pós-operatório

- Pré-operatório: a primeira etapa é a avaliação médica, na qual são solicitados exames para conhecer a saúde do paciente. 

- É recomendado evitar o fumo e bebida alcoólica um mês antes do procedimento. 

- Pós-operatório: evitar o toque na região, usar shampoo específico para cicatrização e não tomar sol.

Fonte: especialistas consultados.     

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: