X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Homens admitem que precisam se cuidar melhor

Pesquisa revela ainda que 51% deles apontam a rotina estressante como o principal obstáculo para tratar da saúde


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Homens admitem que precisam se cuidar melhor
Henrique Barbosa: “Homem tem receio ou preconceito de fazer toque retal” |  Foto: Divulgação

Um levantamento apontou que de cada 10 homens, oito (83%) reconhecem que precisam cuidar mais da própria saúde, mas parcelas significativas ainda identificam, no dia a dia, empecilhos.

A pesquisa “A Saúde do Brasileiro”, do Instituto Lado a Lado pela Vida, em parceria com o QualiBest, mostrou ainda que 51% dos homens apontam a rotina estressante como o principal obstáculo para cuidar da saúde e 32%, o acesso à saúde.

Leia mais sobre Cidades

Já um estudo feito pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) sobre a percepção do homem sobre sua saúde revela que apenas 32% dos acima de 40 anos se consideram muito preocupados com a sua própria saúde e que 46% deles só vão ao médico quando sentem algo.

O urologista Henrique Barbosa de Menezes afirma que muitos homens têm resistência a procurar o médico por achar, realmente, que nada vai acontecer, por não querer, às vezes, tirar tempo para ir e porque não quer parar de trabalhar.

“No caso do câncer de próstata, ele tem receio de fazer o toque ou preconceito”, destaca o médico.

Segundo o urologista, o mais comum é o homem procurar o médico quando sente alguma coisa, principalmente relacionado à parte sexual, como disfunção erétil.

“Mas tem aumentado a preocupação dos homens em começar a fazer o rastreio do câncer de próstata e acompanhamento para cuidar da saúde, antes que a doença apareça”, ressalta o médico.

Henrique reforça que o ideal seria que o homem tivesse um acompanhamento com o urologista desde a adolescência.

O cardiologista Pietro Lima chama atenção para o fato de que quase 60% da população brasileira está na faixa de sobrepeso e obesidade. “São quase 16 milhões de diabéticos e metade nem sabe que tem o diagnóstico. A síndrome metabólica é a doença que mais aumenta no mundo inteiro”, alerta.

Imagem ilustrativa da imagem Homens admitem que precisam se cuidar melhor
|  Foto: Divulgação

De acordo com o médico, seria importante que a cultura da alimentação saudável, da atividade física, de evitar o estresse e de cuidar do sono fosse mais enraizada na sociedade.


Fique por dentro

Saúde

De cada 10 homens, oito (83%) reconhecem que precisam cuidar mais da própria saúde, mas parcelas significativas ainda identificam, no dia a dia, empecilhos.

Segundo a pesquisa A Saúde do Brasileiro, do Instituto Lado a Lado pela Vida, em parceria com o QualiBest, 51% deles apontam a rotina estressante como o principal obstáculo para cuidar da saúde e 32% indicam o acesso à saúde. A entidade entrevistou 815 pessoas, dos quais mais da metade (52%) é usuária do Sistema Único de Saúde (SUS).

Sociedade Brasileira

Já uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) sobre a percepção do homem sobre sua saúde revela que apenas 32% dos acima de 40 anos se consideram muito preocupados com a sua própria saúde e que 46% deles só vão ao médico quando sentem algo. Esse número aumenta para 58% se este homem utiliza apenas o SUS.

Apesar do descaso, metade dos homens entrevistados tem medo ou ansiedade quando pensam em sua saúde. A pesquisa, viabilizada pelo Laboratório Adium, foi realizada com homens acima de 40 anos representantes de todas as regiões do País, via aplicativo mobile pelo Instituto de Pesquisa IDEIA.

Doenças urológicas

Entre as doenças urológicas que os homens têm mais medo, o câncer ficou na frente, com 58% das respostas, seguido pela impotência sexual (37%).

O exame de toque retal ainda desperta medo em 1 a cada 7 homens, sendo esse receio mais prevalente entre os homens com mais de 60 anos.

Fonte: Instituto Lado a Lado pela Vida e Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: