X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Hello Kitty faz 50 anos e tem fãs de todas as idades

Roupas, bonecas e álbum de figurinhas são alguns dos itens que podem ser encontrados com a imagem da personagem japonesa


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Hello Kitty faz 50 anos e tem fãs de todas as idades
Mariana Fernandes Frizzera, 20 anos, mostra sua coleção de objetos com a imagem da Hello Kitty |  Foto: Kadidja Fernandes/AT

Sinônimo de fofura, nostalgia, moda e até algumas teorias da conspiração, a personagem Hello Kitty é um ícone da cultura pop que está completando 50 anos. Mundo afora e pelo Brasil inteiro ela vem ganhando homenagens como álbum de figurinhas, edição especial de relógio de marca famosa, exposição, só para citar alguns exemplos.

No Estado, a Hello Kitty – criada pela designer Yuko Shimizu, que trabalhava na empresa Sanrio, de Shintaro Tsuji – está presente em coleções e na memória de fãs de todas as idades: são bonecas, roupas e até festas de aniversário.

A universitária Mariana Fernandes Frizzera, 20 anos, começou a gostar da personagem ainda criança, quando ganhava bonés, almofadas e bonecas da família.

Hoje, ela, que mora em Jardim da Penha, Vitória, cursa Design de Produtos e Artes Plásticas e continua amando a personagem.

“Nos últimos 10 anos, a cultura japonesa despertou mais o interesse dos brasileiros. A Hello Kitty sempre foi muito famosa, mas hoje está mais na moda junto com os animes (animações japonesas), ela é um desses símbolos”, avalia.

A Hello Kitty foi criada em 1974 pela designer japonesa Yuko Shimizu. “Faz parte do meu próprio estilo, mas não tem idade para gostar de algum tipo de coisa”, destaca Mariana.

A professora Juliana Alves, 47 anos, moradora de Morada de Laranjeiras, na Serra, conta que teve algumas bonecas da personagem, quando tinha 13 anos.

“Era uma diversão! Levava para a escola, brincava com amigas em casa, fazia as bonecas de alunas, pois sempre quis ser professora. As bonecas que eu tinha eram minhas alunas”, lembra a professora.

A universitária Ana Paula Schneider, 24, de Itapuã, Vila Velha, começou a gostar da personagem aos 7 e tem uma coleção: são bonecas, itens de papelaria e canecas.

“Acho muito nostálgico, traz lembranças muito boas da infância. Em breve, vou comprar o álbum de figurinhas dos 50 anos”.

O aniversário da estudante Ana Laura Oliveira Alves, de 12 anos, teve como tema a personagem. “Estou apaixonada no meu aniversário até agora. Eu gosto da roupa e das miniaturas”.

A mãe da adolescente, a universitária Cleizielen Oliveira, 35, conta que quando era criança também era fã. “Falei com minha filha que tive um caderno da Hello Kitty que tinha até cheirinho. Ela passou a gostar, acha fofinha”.

Saiba mais

> Personagem tem uma irmã gêmea <

Origem

A personagem Hello Kitty foi criada em março de 1974, pela designer japonesa Yuko Shimizu.

Porém, seu aniversário oficial é comemorado em 1º de novembro, de acordo com a Sanrio, empresa detentora dos direitos da personagem.

Yuko Shimizu trabalhava para a Sanrio.

Seu verdadeiro nome é Kitty White e ela nasceu no Sul da Inglaterra no dia 1º de novembro de 1974.

Ela é do signo de escorpião e seu sangue é tipo A. Ela tem uma irmã gêmea, Minny White, e vive em um subúrbio não revelado de Londres com seu pai, George, e sua mãe, Mary, de acordo com o seu perfil na internet.

Apesar de seus bigodes e orelhas pontudas, Kitty tem seu próprio animal de estimação, um gato chamado Charmmy Kitty.

Curiosidades

não é gata: Há 10 anos, a Sanrio comunicou em seu site que a personagem é humana. “A Hello Kitty é uma menininha alegre e feliz com um coração de ouro”. O comunicado causou grande polêmica entre os fãs.

não tem boca: De acordo com a Sanrio, a personagem “fala com o coração! Se ela tivesse uma boca desenhada, já teria um humor definido, o que não era o desejo da Sanrio. Desta maneira, a Hello Kitty apresenta um traço, onde as pessoas se identificam com ela, independente do seu estado de humor”.

foi desenhada pela primeira vez para estampar uma bolsinha de moedas.

Maurício de souza, 88 anos, o pai da Turma da Mônica, e Shintaro Tsuji, 96 anos, presidente da Sanrio, são amigos.

Na rede social X, antigo Twitter, o brasileiro tem publicada uma foto de sua primeira visita ao Japão, em 1975, cumprimentando Tsuji.

Comemorações

Hello Kitty Parade

Em comemoração aos 50 anos da Hello Kitty, a Sanrio apresenta a Hello Kitty Parade.

São 50 obras de artistas profissionais e amadores que foram escolhidos para estilizar as esculturas de 1,40m da icônica personagem.

A exposição está disponível no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, e em 15 estações da CPTM - Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (Linhas 7, 10, 11, 12 e 13) e ficará disponível até o dia 12 de maio.

Informações: @hellokittybrasil.

Álbum de figurinhas

Em Parceria com a Sanrio, a Panini lançou em março o Livro Ilustrado: Hello Kitty – 50th Anniversary.

O livro tem 40 páginas e mais 8 páginas de pôster, capa brochura e envelopes com 5 figurinhas.

São 216 cromos, sendo 24 impressos em meio-corte e outros 48 com acabamento especial metalizado.

Preço: Álbum sai a R$ 15. Envelope com 5 figurinhas é R$ 4.

A coleção está disponível nas lojas Panini e nas bancas.

Fonte: Pesquisa AT.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: