X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Guia do Enem com as regras para 73 mil candidatos

Estudantes, que poderão usar a nota da prova para entrar até em faculdades do exterior, não podem levar eletrônicos


Imagem ilustrativa da imagem Guia do Enem com as regras para 73 mil candidatos
Gabriel Barbosa (à esquerda, de óculos), de 17 anos, conta que escreve uma redação por dia e usa um temporizador para aprimorar sua gestão de tempo |  Foto: Kadidja Fernandes/AT

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), principal porta de entrada para universidades públicas e privadas do País, terá o primeiro dia de provas no próximo domingo (05).

No Espírito Santo, 73.739 candidatos inscritos poderão utilizar a nota da prova em processos seletivos nacionais e até do exterior.

Leia mais sobre Cidades

No domingo (05), os candidatos farão as provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação. Já no próximo dia 12, é a vez das provas de Matemática e Ciências da Natureza. A equipe do jornal A Tribuna reuniu todas as possibilidades de uso da nota do Enem para ajudar os inscritos no exame.

Com o resultado, os estudantes podem concorrer a vagas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona estudantes para universidades públicas do País.

É possível, também, concorrer ao Programa Universidade para Todos (Prouni), que oferece bolsas integrais (100%) e parciais (50%) em faculdades particulares.

Há, ainda, o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), programa de financiamento estudantil que viabiliza o acesso ao ensino superior privado.

O coordenador do ensino médio do Centro Educacional Leonardo da Vinci, João Duarte, lembra que o Enem pode ser usado até em universidades do exterior. De acordo com o Ministério da Educação, há instituições em Portugal, EUA, Reino Unido, Irlanda e Canadá que utilizam o exame como um dos critérios de seleção de brasileiros.

Imagem ilustrativa da imagem Guia do Enem com as regras para 73 mil candidatos
|  Foto: Divulgação

“Diversas universidades, especialmente de Portugal, consideram o Enem em seu processo seletivo. Tivemos um aluno que usou a nota do Enem para ingressar em uma universidade de Portugal”.

Ao considerar todas as possibilidades de ingresso no ensino superior via Enem, o candidato aproveita melhor a nota do exame, aponta a doutora em Educação e diretora escolar Edna Tavares.

Não sendo possível obter uma vaga na própria cidade, a opção por se mudar pode ser considerada, de acordo com cada realidade, indica a especialista.

Imagem ilustrativa da imagem Guia do Enem com as regras para 73 mil candidatos
|  Foto: Divulgação

“Buscar a vaga em outros estados é uma opção importante e pode agregar outros conhecimentos para além do acadêmico. Conhecer outro estado, cultura e realidade pode ser de grande valia para a vida”.

O gabarito oficial do Enem 2023 será divulgado no dia 24 de novembro, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

Até temporizador para escrever redação

Na reta final dos estudos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), estudantes do Sesi Maruípe, em Vitória, chegam a fazer até uma redação por dia.

É o caso de Gabriel Barreiro Barbosa, de 17 anos, que está no último ano do ensino médio e fará o exame no próximo domingo (05) e no dia 12 de novembro, junto a seus colegas de turma.

Ele conta que deseja concorrer a uma vaga no curso de Medicina ou de Direito, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

O candidato escreve uma redação por dia, utilizando um temporizador para garantir que conseguirá terminá-la em até uma hora, como forma de se preparar psicologicamente para a gestão do tempo no dia da prova.

“Estudei ao longo do ano e me sinto confiante para fazer a prova no próximo domingo. Fazer a gestão do tempo é importante para garantir melhores resultados”.


Saiba mais

Enem

Os locais de prova já estão disponíveis no Cartão de Confirmação de Inscrição, na Página do Participante (enem.inep.gov.br/participante). É recomendado que o candidato visite o local de prova antes do dia do exame, caso não conheça o local, a fim de evitar surpresas que possam provocar atrasos no dia do exame.

Na redação, o candidato não pode fugir ao tema, escrever textos de até sete linhas e utilizar letra ilegível, por exemplo. Caso contrário, a Redação pode ser zerada. No site www.gov.br/inep, o candidato pode acessar a “Cartilha do participante 2023” e se informar sobre todas as regras e os cuidados.

O que pode e o que não pode

Os candidatos devem levar um documento de identidade com foto e caneta esferográfica preta fabricada com material transparente.

É permitido levar garrafa de água transparente e sem rótulo e lanches como frutas, barras de cereais, chocolates e biscoitos, desde que estejam em embalagens transparentes.

Celulares, relógios, pen drives e outros equipamentos eletrônicos deverão ser desligados e colocados dentro do porta-objetos. Caso o celular toque, o candidato será eliminado da prova.

O candidato não pode fazer a prova utilizando boné e óculos escuros. Não pode, ainda, ter qualquer informação escrita nas mãos ou em outras partes do corpo. Bebidas alcoólicas e armas não podem ser levadas para os locais de prova.

Sistema de seleção

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode ser usado para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), programa que seleciona estudantes para universidades públicas de todo o País, e ao Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas integrais (100%) e parciais (50%) em cursos superiores de instituições privadas.

O participante pode pleitear financiamento estudantil em programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Universidades estrangeiras também podem utilizar o Enem como uma das etapas de ingresso. Os estudantes podem ter de se submeter a outras avaliações, como cartas de recomendação e de intenção, além da comprovação de domínio de língua estrangeira.

Em Portugal, por exemplo, mais de 50 instituições de educação superior aceitam o Enem como forma de ingresso. Em outros países, as seguintes universidades apontam o Enem como alguns dos critérios de admissão: Universidade Kingston e Universidade de Glasgow, ambas no Reino Unido; University College Dublin e National College of Ireland, ambas na Irlanda; Universidade de Toronto, Universidade Trent e Humber College, todas no Canadá; e Universidade de Nova York, Universidade Drexel e Universidade Temple, todas nos Estados Unidos.

Para saber como utilizar o Enem no processo seletivo das universidades mencionadas, o estudante deve acessar a página de admissão de cada instituição, visto que não há uma forma padrão de seleção de estudantes brasileiros via Enem.

Em algumas universidades, principalmente portuguesas, apenas o Enem é suficiente para a admissão. Em outras, é um dos critérios, com regras em relação às notas no exame, por exemplo. Cartas de intenção e de recomendação estão entre os processos avaliativos.

Fonte: Ministério da Educação (MEC), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e especialistas consultados.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: