Guarda de Vitória realiza ações educativas sobre uso de bicicletas elétricas
Só em 2025, a GCMV já realizou 22 ações com esse foco nas ruas, totalizando cerca de três mil abordagens a usuários desses modais
Visando orientar e educar ciclistas quanto ao uso de bicicletas elétricas, a Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV) realizou ações educativas que levaram informações sobre trânsito e segurança. As ações ocorreram na Praça do Papa, na Enseada do Suá, na Praça dos Namorados, na Praia do Canto, e em diversos pontos da Praia de Camburi abordando usuários desses veículos e compartilhando informações.
Só em 2025, a GCMV já realizou 22 ações com esse foco nas ruas, totalizando cerca de três mil abordagens a usuários desses modais em diferentes pontos da cidade. Já nas escolas, foram 40 interações sobre educação para o trânsito, chegando a um público de 7 mil estudantes.
"As bicicletas elétricas se tornaram uma tendência, são práticas, não exigem habilitação e uma opção de transporte sustentável. Esperamos levar conhecimento sobre o uso correto e seguro desses veículos para evitar acidentes, como informações sobre onde circular, direção defensiva, os cuidados que devem tomar", explica Annelise Alves, gerente da Gerência de Formação da Guarda de Vitória, responsável pela ação.
As equipes reforçaram a importância do uso de equipamentos de segurança, como o capacete, além da observância das regras de trânsito, o respeito aos limites de velocidade em calçadas compartilhadas, ciclovias e ciclofaixas, e a prática da empatia e do respeito mútuo entre todos os usuários das vias públicas.
"Mesmo que o uso de alguns itens de segurança, como o capacete e a buzina, não seja obrigatório por lei, eles são essenciais para a proteção do condutor e de quem circula ao redor. Além disso, é importante reforçar que, por ser elétrica, a bicicleta não está liberada para circular de qualquer forma. É preciso respeitar as regras de trânsito e manter uma postura consciente já que o espaço é compartilhado", completou Annelise.
As ações da Guarda de Vitória acontecem durante toda a semana, de 8h30 às 10h, e em locais estratégicos, como ciclovias, calçadões e áreas de grande circulação, e têm contribuído para promover um trânsito mais seguro, harmonioso e sustentável na capital.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários