Guarapari vai instalar câmeras para novo sistema de monitoramento
Visando a segurança da cidade no próximo verão, será realizada a modernização da estrutura existente, que conta com 49 câmeras
Guarapari vai contar com um novo sistema de videomonitoramento já a partir do próximo verão. A prefeitura deu início ao processo de modernização da estrutura existente, que vinha sendo subutilizada, apresentava falhas e não recebia manutenção adequada. Hoje, o município possui 49 câmeras instaladas, mas nenhuma está em pleno funcionamento.
Segundo o prefeito Rodrigo Borges, a reativação e a ampliação do sistema têm como objetivo reforçar a segurança e inibir crimes em praças, orlas e áreas próximas a estabelecimentos comerciais.
“Queremos fortalecer esse trabalho contra o crime e o tráfico em pontos estratégicos da cidade. Para isso, também vamos propor uma parceria com a Polícia Militar para que o atendimento às ocorrências seja ainda mais rápido. Com a reestruturação completa e a ampliação dos pontos de vigilância, vamos garantir mais proteção para a população e para todos que visitam nossa cidade”, destacou.
A iniciativa está sendo coordenada pela recém-criada Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Transporte (SEMSET).
De acordo com a pasta, a falta de um sistema de gerenciamento e armazenamento de imagens impossibilitava o funcionamento adequado das câmeras.
Após um estudo técnico para a aquisição de um software profissional — que deve ser contratado nos próximos dias —, a previsão é que o sistema entre em operação até o verão. Paralelamente, a prefeitura realiza um levantamento para definir novos pontos que receberão câmeras.
“Quando assumimos a SEMSET, iniciamos um trabalho técnico e estruturado para reconstruir esse sistema do zero. O objetivo é tornar Guarapari uma cidade mais segura, com respostas rápidas e um monitoramento eficiente que ajude a inibir o crime e proteja moradores e turistas”, ressaltou o secretário da pasta, coronel Wellington Pessanha.
Outro projeto em andamento na área de segurança é a criação da Guarda Municipal. De acordo com o prefeito, a ampliação de eventos e a atração de turistas são estratégias para aumentar a arrecadação e viabilizar a contratação de profissionais para compor a corporação.
“Segurança é prioridade da nossa gestão e estamos avançando com seriedade para entregar resultados concretos”, finalizou Rodrigo Borges.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários