Banco de Leite Humano: doações de leite materno em queda
Com a chegada das festas, bancos de leite enfrentam queda nas doações e reforçam apelo por solidariedade às mães de prematuros
A proximidade das festas de final de ano e as mudanças na rotina dos capixabas podem trazer impactos diretos aos estoques dos bancos de leite humano no Espírito Santo, como a redução no número de doadoras.
Esse é um alerta dado pela médica neonatologista e referência técnica do Banco de Leite Humano do Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), Angélica Carvalho.
“A explicação para a baixa nas doações está na rotina das próprias famílias. Nesta época, as mães lactantes acabam dividindo o tempo entre os cuidados com o bebê e as demandas das festividades. Mesmo quando a mãe tem facilidade na extração e possui excedente, doar leite exige preparo de higienização, paramentação e todo o procedimento técnico”, explicou Angélica Carvalho.
De acordo com a profissional, este já é um fenômeno conhecido entre os bancos de leite, uma vez que eles registram uma significativa redução no número de doadoras de leite humano entre os meses de novembro e fevereiro – período que coincide com as festas de fim de ano, férias escolares e o Carnaval.
Pensando neste cenário, os profissionais do Himaba vêm realizando no mês de novembro, no conhecido “Novembro Roxo”, que é dedicado à conscientização sobre a prematuridade uma importante campanha sobre a doação de leite, reforçando a doação como um “presente de Natal” a esses bebês, uma vez que muitos prematuros dependem das doações durante a internação nas unidades de terapia intensiva e não podem ser amamentados pelas próprias mães.
“Para esses nenéns, receber leite humano é um verdadeiro presente de Natal. Essa data pode ser sobre solidariedade, sobre ajudar o próximo, sobre renascer. E quando uma mulher doa leite, ela está doando tempo, cuidado e carinho. É um ato de solidariedade com outra mãe que está vivendo a angústia de ter seu bebê doente na UTI”, refletiu Angélica Carvalho.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários