Login

Atualize seus dados

TRANSIÇÃO ENERGÉTICA

Grande Vitória vai ter ônibus elétricos a partir do ano que vem

Governador fez anúncio durante a abertura oficial da Feira e Fórum de Energia (Fenergia 2021)

24/11/2021 14:49:43 min. de leitura

Imagem ilustrativa da imagem Grande Vitória vai ter ônibus elétricos a partir do ano que vem
Fala foi feita durante evento sobre Energia no Estado | Foto: Helio Filho/Secom
 

O governador Renato Casagrande afirmou, nesta quarta-feira (24), que quer fazer a transição dos ônibus movidos à combustão por elétricos a partir de 2022. A fala foi feita durante a abertura oficial da Feira e Fórum de Energia (Fenergia 2021), que está sendo realizada no Centro de Convenções de Vitória.

Segundo Casagrande, a medida faz parte de um pacote de iniciativas que estão sendo desenvolvidas pelo governo estadual com foco na transição energética. "Vamos iniciar os testes com quatro veículos já no próximo ano. Estamos ainda iniciando o debate para termos um laboratório de mobilidade elétrica que envolveria o Governo do Estado e empresas interessadas. A ideia é debatermos esses temas e investirmos cada vez mais em energias renováveis", disse.

De acordo com o governador, outra medida adotada é o Programa de Geração de Energias Renováveis (Gerar), que concede incentivos a energias renováveis. "Além disso, estamos tomando decisões internas para que nossas obras tenham energia renovável. Por exemplo, as novas obras precisam ter energia solar e estamos fazendo levantamentos para que possam adequar os prédios públicos já existentes”, explicou Casagrande.

O secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Tyago Hoffmann, explicou que o Espírito Santo conta com uma política tributária definida para estimular investimentos em energia renovável.

“Trabalhamos na atração de empresas que tenham projetos sustentáveis, temos decretos assinados pelo governador incentivando a transição energética inclusive em órgãos públicos e ainda uma PPP [Parceria Público-Privada] voltada para a instalação de miniusinas de energia solar no Estado. São muitas as ações que indicam que o Estado acredita no potencial da energia renovável e na sustentabilidade”, disse Hoffmann.

Gerar

O Programa de Geração de Energias Renováveis do Espírito Santo (Gerar), criado pela Lei nº 11.253/2021, é um instrumento de política pública, que tem por objetivo promover a melhoria da qualidade de vida da população do Estado do Espírito Santo, diversificando a matriz energética, descentralizando e interiorizando o desenvolvimento socioeconômico, tornando o ambiente de negócio mais competitivo e seguro.

O Programa Gerar é pautado em  instrumentos de políticas públicas e medidas governamentais mais utilizados e modernas no cenário internacional, para fomento de energia renovável.

No total, o Gerar possui seis eixos de atuação, sendo eles: instrumentos regulatórios; incentivos tributários; Pesquisa e Desenvolvimento (P&D); acesso à rede; desenvolvimento regional; e financiamentos.

Feira e Fórum de Energia (Fenergia 2021)
A Fenergia 2021 segue até quinta-feira (25) com os vários assuntos em debate: “Inovação na Transição Energética”; “Desafios da Mobilidade Elétrica”; “Linhas de Financiamento para a Transição Energética”; “O Potencial de Produção de Hidrogênio Verde”; “Programa Gerar”; “Perspectivas do Mercado de Gás no ES”; “Marco Regulatório para a Exploração de Energia Eólica e as Potencialidades do ES”; “Marco Regulatório da Geração Distribuída”; “Oportunidades de Geração de Energia Renovável a partir dos Resíduos no ES” e “Pesquisa & Desenvolvimento na Transição Energética”.