X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Governo do Estado pede a igrejas que cultos sejam online


Em reunião com líderes religiosos na manhã desta terça-feira (16), o governador Renato Casagrande pediu para que as igrejas façam cultos online.

Segundo o pastor Romerito Oliveira, da Associação de Pastores Evangélicos de Vitória (Apev), “o governo entende a importância das atividades religiosas e entende que enfrentamos a pandemia de Covid-19 e uma crise de saúde mental”.

Ele participou da reunião e contou que Casagrande considera as atividades religiosas essenciais, “mas pede que sejam priorizados os cultos online”. Uma nova avaliação sobre o funcionamento das igrejas deve ser feita em 14 dias.

Uma série de medidas restritivas foi tomada nesta semana para conter o avanço do coronavírus no Espírito Santo, levando em consideração que a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) está em 91%. O dado foi atualizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) às 11h50.

Suspensão de cultos presenciais

Com o agravamento da pandemia no Espírito Santo e no Brasil, algumas igrejas já decidiram por contra própria suspender as atividades presenciais com o objetivo de preservar a saúde dos fiéis.

No domingo (14), a Igreja Cristã Maranata resolveu suspender por uma semana os cultos, as reuniões e outras atividades presenciais em todo o País. A medida vale entre esta segunda (15) até o dia 21, no próximo domingo.

Imagem ilustrativa da imagem Governo do Estado pede a igrejas que cultos sejam online
Igrejas retomam cultos presenciais |  Foto: Arquivo/ AT

Esta semana, a Igreja Batista da Praia do Canto também decidiu pela suspensão das atividades presenciais, segundo o pastor Usiel Carneiro. Os cultos presenciais haviam sido retomados no início do mês com a expectativa de recuo nos casos de Covid-19 com a vacinação.

“Com o agravamento da crise, avaliamos que é melhor suspender novamente em respeito à sociedade, aos profissionais de saúde e todos que perderam alguém para a Covid-19. O trabalho presencial faz muita falta, porém considerá-lo essencial não é o melhor caminho neste momento”, disse.

O diretor-geral da Convenção Batista do Estado Espírito Santo, pastor Diego Bravim, esclareceu que a Convenção orienta as Igrejas Batistas, mas cada uma tem autonomia na tomada de decisões.

“Nesse momento, estamos atentos com muita responsabilidade ao cenário que está sendo trazido, estamos seguindo à risca o que está propondo o governo do Estado. No momento que for decretado fechamento das atividades religiosas, nós seguiremos a orientação”, afirma.

A orientação que a Apev tem passado às igrejas é que sigam as regras da nota técnica da Secretaria de Estado da Saúde, mantendo os protocolos de distanciamento, uso de álcool em gel, quantidade de pessoas, entre outros.

“O que o governo decidir, estamos como igrejas sempre demonstrando disposição para ajudar, cientes de que a pandemia não atinge só os leitos de hospitais, mas também a saúde mental das pessoas”, acrescentou Romerito.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: