X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Governo do Estado decreta ponto facultativo na próxima semana


Imagem ilustrativa da imagem Governo do Estado decreta ponto facultativo na próxima semana
Palácio Anchieta |  Foto: Ademir Ribeiro/Arquivo AT 12/05/15

No Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (05), o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), decretou ponto facultativo no Estado em dois dias da próxima semana: na quinta-feira (11), dia de Corpus Christi, na sexta (12). 

Pela decisão, o ponto facultativo é válido apenas para os órgãos da administração Pública Estadual do Poder Executivo. Por isso, cabe aos municípios definirem se os órgãos mantêm o funcionamento normal nesse dia.

Nos dias de validade do decreto, funcionarão apenas os órgãos e entidades do Governo do Estado que desempenham serviços essenciais, que tenham o funcionamento ininterrupto ou regime de escala como hospitais e as delegacias.

Embora Corpus Christi seja um dia tradicional de festividades para cristãos, a data, no entanto, não é considerada um feriado nacional.

O Dia de Corpus Christi é uma festa tradicional Cristã da Igreja Católica. É costume de que os fieis confeccionem tapetes coloridos com temas diversos pelas ruas das cidades, por onde passam procissões.

Regras para festa de Corpus Christi

Imagem ilustrativa da imagem Governo do Estado decreta ponto facultativo na próxima semana
O arcebispo de Vitória, dom Dario Campos |  Foto: Beto Morais/Arquivo AT 21/04/20

A festa de Corpus Christi este ano será diferente por causa da pandemia do coronavírus. O arcebispo de Vitória, dom Dario Campos, divulgou algumas orientações para as paróquias.

Os fiéis deverão acompanhar a procissão de suas casas e serão incentivados a ornamentar as fachadas com flores, toalhas e vela.

As missas e procissões serão realizadas à tarde, para que os padres possam participar da Missa dos Santos óleos pela manhã, que este ano foi transferida da Quinta-feira Santa para o dia 11 de junho.

A cerimônia vai acontecer a portas fechadas, mas será possível acompanhar a transmissão às 9h pelas redes sociais da Catedral de Vitória e pelo Facebook da Arquidiocese. Outra orientação de dom Dario é que não sejam confeccionados tapetes, para evitar a aglomeração de pessoas.

Já as procissões deverão contar com um carro para transportar o padre com o Santíssimo, um carro de som para ajudar nos cantos, meditações e orações, e um carro disponível para recolher alimentos não perecíveis e produtos de limpeza e higiene para serem doados às famílias cadastradas.

Preferencialmente, devem ser envolvidos os jovens nessa ação.

Corpus Christi online em Castelo

Imagem ilustrativa da imagem Governo do Estado decreta ponto facultativo na próxima semana
Paróquia Nossa Senhora da Penha, em Castelo |  Foto: Divulgação

A Festa de Corpus Christi, em Castelo, Sul do Estado, será diferente. Os tapetes coloridos não serão confeccionados e toda a programação será online, com transmissão pelas redes sociais da Paróquia Nossa Senhora da Penha.

Até o próximo dia 10, sempre às 18h, haverá missa seguida de novena eucarística. Já no dia 11, as missas serão às 7h, 9h, 10h30, 12h e 17h.

Após a celebração solene, uma procissão em carreata percorrerá as ruas da cidade e também será transmitida pelas redes sociais.

“Convidamos a comunidade a decorar suas casas e fachadas; e o comércio, as suas vitrines, demonstrando que nossa tradição continua viva, e todo o nosso amor a Cristo Eucarístico, que passará abençoando a cidade”, pede a organização do evento.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: