“Ginástica me ajudou na luta contra um câncer raro”, diz aposentado
Gilberto dos Santos, que tem linfoma de células do manto, garante estar melhor após participar de um projeto social em Alfredo Chaves
Escute essa reportagem
Há cinco anos o aposentado Gilberto dos Santos, de 69 anos, descobriu que tinha linfoma de células do manto, um tipo raro de câncer.
Para ajudar no tratamento contra a ansiedade causada pela doença, ele começou a fazer ginástica em um projeto social em Alfredo Chaves, na região Serrana do Estado, e garante que melhorou.
“A ginástica me ajudou na luta contra um câncer raro. Muitos que também entram nessa luta precisam saber conviver com a depressão e a ansiedade e os exercícios físicos são ótimos aliados. Eu sou a prova viva disso”, disse Gilberto.
Pai de quatro filhos e avô de três netos, o aposentado afirmou que chegou a fazer sessões de quimioterapia, o que hoje não se faz mais necessário, segundo ele. “Tomo comprimidos e até ervas. Estou bem, graças a Deus”.
Gilberto contou também que há menos de dois anos participa do Grupo da Terceira Idade, uma iniciativa da Prefeitura de Alfredo Chaves, que oferece, gratuitamente, aulas de ginástica, musculação, alongamento, vôlei adaptado na areia e na quadra, atletismo, jogos de mesa, rodas de conversa, caminhadas e até bailes de forró.
“Gosto muito do grupo. Me exercito, saio de casa, encontro os amigos, distraio e ainda garanto mais saúde”, ressaltou.
Gerente do Grupo da Terceira Idade, Máxima Cristina Rangel disse que atualmente são oferecidas diversas ocupações aos frequentadores para que eles tenham também saúde mental.
“Nosso objetivo é oferecer tempo de lazer e entretenimento aos idosos, possibilitar encontros de amigos ou mesmo a construção de novas amizades. E a promoção da saúde física e mental”.
Leia mais
Pais lutam pelo remédio mais caro do mundo para salvar vida de bebê
Mais Médicos lança edital com 5.970 vagas
A secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Jacirley de Almeida Silva, relatou que a iniciativa tem o intuito de promover os atendimentos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (CFV), o qual o grupo é vinculado.
“Temos diversas ações contínuas de promoção social e qualidade de vida para a terceira idade do município. Eles sempre participam, são entusiasmados e dedicados nas atividades”.
Já a psicóloga Josiane Rangel afirmou que a prática de exercícios e a socialização de paciente com câncer são tão importantes como o tratamento contra a doença. “Ginástica não dispensa o tratamento padrão, mas pode de fato ser uma boa aliada”.
Leia mais
Acidente com tanque de gasolina causa incêndio na BR-101
Manifestantes bloqueiam trecho da BR-101 no ES e pedem melhorias
Comentários