Fungo zumbi da série "The Last of Us" é encontrado no Brasil
Os principais hospedeiros do Cordyceps são as mariposas, formigas e também as larvas de florestas tropicais
Escute essa reportagem
Inspirada no jogo de videogame "The Last of Us", a série de mesmo nome conquistou o público com uma história pós-apocalíptica em que os protagonistas, Joel e Ellie, lutam pela sobrevivência em um mundo onde as pessoas foram contaminadas por um fungo que transforma os hospedeiros humanos em seres monstruosos.
De acordo com informações do G1, o Cordyceps, que está presente no jogo e série "The Last Of Us", não é fictício. Ele é real e pode ser encontrado no Brasil. O Cordyceps é um gênero de fungos que não contamina mamíferos, e sim, artrópodes. Alguns de seus hospedeiros são as mariposas, formigas e também larvas de florestas tropicais. Dentro desse gênero, existem cerca de 400 espécies.
Formigas zumbis
Uma espécie que se destaca é a Ophiocordyceps unilateralis sensu lato, a grande inspiração para a série "The Last Of Us". Ela é caracterizada como uma forma de contágio fungo-zumbi, e seu alvo são as formigas. Ao ser contaminado, o inseto é consumido com o desenvolvimento do fungo no interior de seu corpo, sendo que o cérebro continua funcional.
Aos poucos, o fungo controla as estruturas musculares do animal enquanto se prolifera. A formiga, portanto, age como um zumbi, até o parasita atingir totalmente o sistema nervoso central dela. Em decorrência dessa contaminação, o inseto tem a mobilidade comprometida, passa problemas neurológicos e convulsões e acaba morrendo.
Após a morte da formiga, o fungo inicia um novo ciclo de proliferação, soltando esporos no ambiente.
Positividade dos fungos
É válido ressaltar que nem todos os fungos são vilões para os animais. Na verdade, eles são muito importantes, fazem parte do meio ambiente, e vários agem de maneira inofensiva. A espécie Ophiocordyceps sinensis, do gênero Cordyceps, por exemplo, contribui para tratamentos da medicina tradicional chinesa.
Já o fungo-zumbi, segundo o G1, pode ser utilizado em suplementos médicos, podendo ser encontrado em pesquisas sobre o câncer nos olhos.
Leia mais:
Sobrinho de Michael Jackson interpretará o cantor em filme biográfico
Filmes indicados ao Oscar nos cinemas do ES
"Tudo o que eu queria era um emprego", diz ator indicado ao Oscar
Comentários