Frio e previsão de 15 graus em Vitória
É a temperatura mínima prevista, segundo o instituto Climatempo, para a capital nesta quarta-feira, quando começa o inverno
Escute essa reportagem
O inverno começa nesta quarta-feira, dia 21 de junho às 11h58, mas de acordo com as previsões meteorológicas, o morador do Espírito Santo vai ter de tirar o casaco do armário mais cedo.
Isso porque as temperaturas começam a diminuir nesta segunda mesmo na capital e na quarta-feira a previsão é que a mínima chegue a 15 graus em Vitória, segundo o Climatempo.
A temperatura pode ser a menor registrada este ano na capital. De acordo com o Inmet, a temperatura mais baixa registrada em Vitória foi de 19,1 graus no dia 22 de maio.
Nesta terça, o tempo na capital deve ser de ventos fracos a moderados e com poucas nuvens. Mas, a partir da quarta-feira, com a chegada do inverno, a previsão é de que haja rajadas de ventos.
Segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) nesta segunda as temperaturas vão cair em todo o Estado. Nas áreas altas da região serrana do Estado, a mínima chega a 12 graus.
A nova estação será um pouco mais quente que a média e com predomínio de tempo seco na maior parte do Sudeste do País, segundo o Climatempo.
“Os efeitos do El Niño serão notados no aumento das temperaturas no fim do inverno, sobretudo no interior da região. E com o risco mais elevado de temporais entre agosto e setembro”, diz em nota.
O fenômeno El Niño afeta o Brasil, aumentando a seca no Norte, Nordeste e parte do norte do Centro-Oeste, e provocando o oposto no Sudeste e Sul, com volumes de chuva maiores que o normal.
Ocorre quando as águas do Oceano Pacífico na faixa da linha do Equador aquecem mais do que o normal, o que altera o sistema de ventos em toda a América do Sul, impedindo que as frentes frias que vêm do Sul avancem além do Sudeste do Brasil.
O Centro de Previsão Climática da Administração Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (Noaa) confirmou que o El Niño já se formou e tende a se fortalecer ao longo do inverno.
Leia mais
Medo de ficar sem o celular pode ser sinal de doença
PRF divulga números de acidentes provocados por motoristas alcoolizados
“Meu filho foi preso pela cor da pele”, diz modelo da moeda da abolição
Comentários