Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Food truck pode voltar a funcionar todos os dias em Vitória

| 05/08/2021 14:54 h

O novo decreto que regulamenta a atividade de food truck em Vitória autoriza agora o comerciante a trabalhar todos os dias no mesmo local.

Antes, o dono do veículo só tinha autorização para permanecer no mesmo local em apenas dois dias da semana. Agora, as novas regras permitem que os food trucks funcionem todos os dias, no mesmo local ou em pontos diferentes.

A mudança foi bem recebida por donos dos veículos que comercializam comida em ruas, parques, praças e calçadas da cidade.

Marcela disse que o novo decreto vai melhorar a sua rotina de trabalho
Marcela disse que o novo decreto vai melhorar a sua rotina de trabalho |  Foto: Antonio Moreira/ AT
Segundo o comerciante Raphael Garbini, 33 anos, a mudança atende uma necessidade já antiga. Ele vende churrasquinho há três anos, na praça Nilze Mendes, em Jardim Camburi.

Raphael, que trabalha com a mulher, Desirée Garbini, e mais dois funcionários, contou que antes das novas regras os comerciantes tinham muita dificuldade para conseguir fidelizar os clientes.

“Essa mudança foi essencial para nós. Os clientes se sentem mais seguros em relação ao alimento que estão comprando quando sabem que o responsável por fazer o produto está ali todos os dias”, contou.

De acordo com o gerente de Negócios Populares da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDV), Dermeval Moreira, para um food truck ocupar espaços públicos na capital é necessário que o comerciante obtenha um alvará de autorização da prefeitura.

O gerente informou ainda que regulamentar a atividade é um passo importante, pois contribui para a movimentação da economia local e gera empregos.

“Quando sai o alvará, já consta no documento o local e o horário de funcionamento do food truck. Não é permitido estar em dois locais no mesmo dia. Cada ponto a ser ocupado exige o pagamento de uma taxa”, ressaltou.

Para a comerciante Marcela Spalenza, 40 anos, o novo decreto vai melhorar muito a rotina de trabalho. Dona de um beer truck, ela vende cervejas artesanais há um ano e meio, em Jardim Camburi. Atualmente, tem dois funcionários para ajudar a atender a demanda.

“Antes eu não conseguia nem ter funcionários fixos, pois não tinha lugar certo para trabalhar. Um dia estava em um lugar e outro dia, em outro. Sempre senti necessidade de lugar fixo para trabalhar.”


ENTENDA


Como funcionava

  • Os comerciantes só tinham autorização da Prefeitura de Vitória para ocupar um único local, em apenas dois dias da semana, por um período de oito horas.
  • Como ficou
  • Novas regras autorizam o food truck a ocupar mais de um local, todos os dias. Porém, não é permitido estar em dois locais no mesmo dia. O horário de permanência continua sendo de oito horas.

Algumas regras

  • Por meio do Decreto 19.704, a partir de agora, os food trucks podem funcionar todos os dias da semana no mesmo local.
  • As regras sanitárias, de combate à covid-19, como uso de álcool em gel e distanciamento de 1,5 metro entre clientes, continuam em vigor no município.
  • Não é permitido estar em dois locais no mesmo dia. Cada ponto a ser ocupado exige alvará de autorização e o pagamento de uma taxa, que pode variar de acordo com a quantidade de dias da semana.
  • O valor das taxas pode variar entre R$ 80 e R$150 e é cobrado de acordo com a região escolhida pelo comerciante para o food-truck funcionar.
  • Para ter acesso ao Formulário de Inscrição de solicitação de alvará, basta entrar no site da Prefeitura Municipal de Vitória: www.vitoria.es.gov.br.

Fonte: Prefeitura de Vitória.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

MATÉRIAS RELACIONADAS