X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

“Foi desrespeito com a fé católica”, diz frei após ataque em igreja

Frei Antônio lamentou atos de vandalismo na Comunidade Nossa Senhora de Lourdes, em Castelo. Três imagens foram destruídas


Imagem ilustrativa da imagem “Foi desrespeito com a fé católica”, diz frei após ataque em igreja
Frei Antônio Bueno disse que só santas foram quebradas, inclusive uma imagem de Nossa Senhora Aparecida |  Foto: Divulgação/Acervo

Um ato de vandalismo aconteceu na última quarta-feira, em Castelo, município do Sul do Estado que promove uma das maiores festas de Corpus Christi do Brasil.

De acordo com a Paróquia Nossa Senhora da Penha, a Comunidade Nossa Senhora de Lourdes, na localidade de Ponte São João, foi invadida e as imagens das santas do local foram quebradas.

Leia mais sobre Cidades aqui

“Foi um desrespeito com a fé católica. Reiteramos que o sacrário não foi tocado e as hóstias consagradas não sofreram profanação. Nada foi furtado e só as santas foram quebradas”, informou o frei Antônio Rabanal Bueno, da Ordem dos Agostinianos Recoletos. 

Ainda segundo o frei, a porta da igreja amanheceu quebrada e as imagens da padroeira da comunidade, Nossa Senhora de Lourdes; da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, e de Santa Luzia foram destruídas. As demais imagens não foram atacadas.

“Recebemos um telefonema das lideranças da Comunidade Nossa Senhora de Lourdes informando que a capela havia sido invadida e as imagens danificadas. Rapidamente, o vigário paroquial, frei Wagno Broedel Palma, se deslocou à comunidade. Ao chegar, constatou que as imagens das santas mulheres foram vandalizadas”.

Em nota, a Paróquia Nossa Senhora da Penha informou que  considera o fato como vandalismo e que a polícia já foi acionada. “Um boletim de ocorrência foi aberto e as autoridades investigarão o caso. No momento oportuno, será celebrada na capela da comunidade a missa de reparação e faremos um ato de desagravo. Entreguemos o responsável à misericórdia do Pai e toda essa situação dolorosa de intolerância religiosa e vandalismo que vivemos”, diz o documento.

Moradora de Ponte São João, a dona de casa Anna Lucia Mantuan revelou que considera o fato um ato de intolerância religiosa. “A gente acolheu com tristeza, porque a capela fica em uma comunidade pequena, e ter essas manifestações é muito triste e preocupante”. 

A Polícia Civil informou que o caso será investigado como crime de ultraje a culto e vandalismo. Ainda segundo a corporação, nenhum suspeito foi identificado.

Leia mais

Imagens de santas católicas são destruídas dentro de igreja no Sul do ES

Espírito Santo é campeão no Mapa do Turismo

Brigas por herança duram mais de 20 anos na Justiça

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: