X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

"Foi bem pesado, mas valeu a pena", diz aluna que ficou em 1º lugar no Ifes

Isabelle Cristina conta como conquistou o 1º lugar no curso técnico integrado em Meio Ambiente do Ifes, campus Vitória


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem "Foi bem pesado, mas valeu a pena", diz aluna que ficou em 1º lugar no Ifes
Isabelle Cristina contou com a ajuda do seu avô Veridiano Galindo |  Foto: Leone Iglesias/AT

“Foi pesado, mas valeu a pena”. Foi o que afirmou a estudante Isabelle Cristina Torres Galindo de Souza, de 15 anos, que conquistou o primeiro lugar no curso técnico integrado em Meio Ambiente do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), campus de Vitória.

O resultado preliminar do processo seletivo de 2025 para cursos técnicos integrados ao ensino médio foi divulgado ontem.

Ao todo, 17.839 pessoas se inscreveram na disputa pelas 3.072 vagas em cursos como Eletromecânica, Administração, Agricultura, Edificações, Eletrotécnica, Agropecuária, entre outros.

As vagas são para cerca de 80 cursos, para ingresso no 1º semestre de 2025, distribuídas em 22 campi em todo o Estado.

Isabelle Cristina tirou 370 na prova. Para alcançar o resultado, ela contou com a ajuda do avô Veridiano Galindo, 80 anos, aposentado, e da Unipro.

Leliane Krohling Vieira, gestora da Unipro Cursos Preparatórios, conta que este é o primeiro curso preparatório para o Ifes. “Seu Jaime Regatieri foi professor de Matemática do Ifes por 25 anos e quando aposentou, criou o Unipro Cursos Preparatórios”.

A instituição de ensino identifica a necessidade dos alunos. “Conseguimos mapear os pontos fracos do aluno, onde ele tem dificuldade maior. Preparamos aulas em material altamente especializado e conseguimos, através dos simulados e aulas avançadas, fazer com que esse aluno chegue ao final da sua jornada de estudo mais preparado para o Ifes”.

Resultado

Sanandreia Torezani Perinni, diretora de Ensino Técnico do Ifes, revela que esse é o resultado preliminar, e que agora será a fase de recurso, até amanhã.

Depois de analisados os recursos, será divulgado o resultado final no dia 13 de dezembro.

“O candidato deve acompanhar os calendários de matrícula de cada campus, que são diferentes”, ressaltou.

Novas vagas serão abertas para 2025/2. “Normalmente o edital sai até maio de 2025, e tem vaga apenas para o campus Serra na forma de oferta de cursos técnico integrado. São dois cursos: Técnico em Mecatrônica e Técnico em Informática para Internet, ambos integrados”, finaliza.

Rotina própria

Orgulho do pai

O estudante Pedro Henrique Simões Pinheiro, 14 anos, é o orgulho do pai, Marcos Neves, 58, operador de máquinas. Ele tirou 350 pontos na prova do Ifes, conseguindo a segunda maior pontuação no curso técnico integrado em Eletrotécnica vespertino no campus de Vitória.

Imagem ilustrativa da imagem "Foi bem pesado, mas valeu a pena", diz aluna que ficou em 1º lugar no Ifes
Pedro Henrique e seu pai, Marcos Neves, comemoram o resultado Sai resultado da disputa por cursos técnicos do Ifes Na foto Pedro Henrique Simões Pinheiro, 14 anos e seu pai Marcus Neves Foto: Leone Iglesias O estudante Pedro Henrique Simões Pinheiro, 14 anos, é o orgulho do pai, Marcos Neves, 58, operador de máquinas. Ele tirou 350 pontos na prova do Ifes, conseguindo a segunda maior pontuação no curso técnico integrado em Eletrotécnica vespertino no campus de Vitória |  Foto: Leone Iglesias/AT

“Consegui isso graças aos meus professores, tanto os da escola como os do cursinho, e também graças às minhas muitas horas de estudo e esforço, tanto dentro como fora de sala de aula. Tive que criar uma rotina própria e abdicar de vários momentos de lazer”.

Programação

Biotecnologia

A aluna Aliani Sant'Anna, de 14 anos, ficou em 1º lugar no curso técnico de Biotecnologia no campus Ifes Vila Velha. “Conforme fui fazendo os exercícios e simulados, foi ficando mais tranquilo”.

Imagem ilustrativa da imagem "Foi bem pesado, mas valeu a pena", diz aluna que ficou em 1º lugar no Ifes
Aliani e sua mãe Daiane |  Foto: Acervo pessoal

A mãe dela, Daiane Damasceno, de 46 anos, que é técnica de planejamento, admite orgulho e felicidade pela conquista da filha. “Aliani seguiu uma programação de estudos”, explicou.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: