X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Fim de programa: saiba o que vai acontecer com escolas cívico-militares do ES

O presidente Lula deu fim ao programa que criava instituições de ensino cívico-militares no País


Imagem ilustrativa da imagem Fim de programa: saiba o que vai acontecer com escolas cívico-militares do ES
Alunos de escola cívico-militar de Cariacica: ano letivo segue normalmente para todos os estudantes da rede |  Foto: Divulgação

O programa que previa a implantação de escolas cívico-militares pelo País vai ser encerrado pelo governo federal. A decisão foi anunciada, na última quarta-feira (12), pelo Ministério da Educação e deve impactar municípios no Estado contemplados pelo programa.  

A Prefeitura de Cariacica, que implementou o modelo de ensino a partir do projeto federal na escola Coronel PM Orlady Rocha Filho, em Itanguá, informou que vai manter o formato, agora sob regência da Secretaria de Educação do município. Em nota, a prefeitura considera que “o projeto tem uma avaliação bastante positiva na cidade”.

O município informou que Cariacica possui três escolas nessa modalidade. Além da unidade de Itanguá, há outras duas em Jardim América e Itacibá, com um total de 1.990 alunos. 

Ambas são de projetos próprios construídos pelo município em parceria com a Polícia Militar do Espírito Santo e o Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo. “O ano letivo segue normalmente para todos os alunos da rede”, destacou a nota.

Ainda na Grande Vitória,  Viana também conta com duas unidades de ensino deste modelo, uma em Vila Bethânia e outra em Campo Verde. As duas são de iniciativa da gestão municipal e não têm relação com o programa federal. Por isso, continuarão com o modelo.

A Secretaria Municipal de Educação de Vila Velha informa que possui uma unidade cívico-militar, que atende 816 alunos do 5º ao 9º ano, no bairro Ilha da Jussara, na Região 5, e que ela será mantida. Vale lembrar que Vitória e Serra  não oferecem escolas militares. 

No início do ano passado, ainda no governo  Jair Bolsonaro, o Ministério da Educação havia anunciado que o Espírito Santo contaria com mais quatro unidades de ensino dentro do Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares (Pecim).

Os municípios contemplados seriam São Gabriel da Palha, no Noroeste; Sooretama e Montanha, no Norte; e Marataízes, na região Sul do Estado.

São Gabriel da Palha estava na etapa de seleção da unidade que seria convertida para o novo modelo. Com a decisão de ontem, a transição será encerrada. O fim da adaptação não impactará os alunos, informou a prefeitura.

Marataízes estava em fase processual de adesão, mas não chegou a ser efetivada. A prefeitura de Montanha informou que possui uma escola cívico-militar, sem relação com o programa federal, que continuará neste modelo.

Procurada, a prefeitura de Sooretama não respondeu até o fechamento desta edição.

SAIBA MAIS

Cariacica

- Vai manter o modelo nas três unidades de ensino.

- Duas delas são de iniciativa do município: Terfina Rocha Ferreira, em Itacibá  e Professor Cerqueira Lima, em Jardim América. Ambas as escolas são de tempo regular.

- Uma delas, a Coronel PM Orlady Rocha Filho, em Itanguá, de tempo integral e de iniciativa do programa federal, será mantida.

Viana

- Tem duas escolas neste modelo, uma em Vila Bethânia e outra em Campo Verde, ambas sob regime do município. Elas serão mantidas neste formato.

Vila Velha

- Possui uma unidade cívico-militar, que atende 816 alunos do 5º ao 9º ano, no bairro Ilha da Jussara, na Região 5. Também será mantida nesse modelo;

Fora da Grande Vitória

- São Gabriel da Palha e Marataízes vão encerrar a transição para o modelo cívico-militar, que estava em andamento sob regime do programa.

- Montanha possui uma unidade, a escola Domingos Martins, independente do governo federal, que continuará com o modelo.

- Sooretama não respondeu.

Fonte: Prefeituras consultadas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: