Fiéis vão percorrer 100 km durante quatro dias em ato de fé no ES
A caminhada Os Passos de Anchieta começa hoje, em Vitória. Peregrinos vão refazer o trajeto de São José de Anchieta
Escute essa reportagem
Em um ato de fé, quase 3 mil peregrinos vão caminhar 100 quilômetros durante quatro dias. É a caminhada Os Passos de Anchieta, o mesmo trajeto que foi realizado pelo padre, hoje São José de Anchieta, há quase 500 anos.
A doméstica Aldir dos Santos Pereira, de 53 anos, se inscreveu pela 11ª vez na caminhada, que começa hoje, em frente à Catedral de Vitória, às 7h, e termina somente na tarde de domingo, no Santuário Nacional de São José de Anchieta, em Anchieta.
Lojas e supermercados da Grande Vitória vão abrir em horário especial
A caminhada se tornou também um momento de lazer e turismo, já que muitos turistas se inscrevem para conhecer o Estado de outro ângulo. A própria Aldir, que é capixaba, já chegou a conhecer o Rio de Janeiro com amigos que fez durante os quatro dias do trajeto.
“Eu já arrumei emprego e os amigos que eu fiz me levaram para conhecer o Rio de Janeiro, que eu nem sonhava em conhecer”, disse.
Aldir é conhecida como baiana e chamada de “She-Ra, a princesa do poder”, porque a bolsa que ela usa nas caminhadas vai na cabeça.
Leia mais notícias de Cidades aqui
“Me vendo andando com a bolsa na cabeça, o pessoal começou a me chamar de baiana, mas eu sou na verdade de Linhares. E tem os amigos que chamam de She-Ra na romaria, porque ando o tempo inteiro com a bolsa na cabeça mesmo. Alguns médicos passam por mim e dizem que faz mal, mas já sou acostumada. Carrego botija e micro-ondas na cabeça”, brinca.
Com uma alegria contagiante, Aldir conta que vai continuar participando até quando Deus permitir. “Cada participação é uma aventura diferente. Já me machuquei em uma edição. Ninguém imaginou que eu chegaria em Anchieta. Realmente eu mal conseguia colocar o pé no chão. Mas até o final foi eu e Deus. Cheguei no domingo, quase 10 horas depois”.
“Mas é sempre maravilhoso. Você pensa na vida, agradece pela vida e conhece muitas histórias. Vamos lá, rumo a mais uma caminhada”, completa ela.
O evento está na 24ª edição e é organizado pela Associação Brasileira dos Amigos dos Passos de Anchieta (Abapa).
O roteiro é estruturado com uma sinalização fixa, que abrange Vitória, Vila Velha, Guarapari e Anchieta. O evento, conforme os organizadores, é assegurado pela presença de ambulâncias prontas para remoção de acidentados.
Aqueles que acabam desistindo no meio do caminho também podem pegar uma carona nos carros de apoio da organização.
VEJA A PROGRAMAÇÃO
Hoje
Entre Vitória e Barra do Jucu, em Vila Velha, são percorridos em média 25 quilômetros.
Amanhã
Entre Barra do Jucu até Setiba, em Guarapari, são 28 quilômetros.
Sábado
Entre Setiba e Meaípe, são percorridos 24 quilômetros ainda em Guarapari.
Domingo
Entre Meaípe até Anchieta, no Santuário, são os 23 quilômetros finais.
Comentários