Fevereiro vai ser chuvoso e terá calor acima da média
Meteorologistas alertam que as chuvas serão acima do normal e a preocupação é com eventos de cheia do rio Doce
Escute essa reportagem
Se nas nove ondas de calor que atingiram o Brasil no ano passado, ou nas três vezes que Vitória bateu o recorde de capital mais quente do País, em janeiro, pensou-se que todo o calor vivido já era o suficiente, a meteorologia informa que fevereiro é o mês mais quente do ano!
A previsão é que a temperatura fique acima da média e as chuvas sejam acima do normal para todo o Estado, segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e a Climatempo.
“Espera-se mais calor em todo o Estado. O cenário mais provável é para temperatura acima da média climatológica em todo o Estado, corroborando com a influência do padrão climático associado ao El Niño”, afirma o coordenador de Meteorologia do Incaper, Hugo Ramos.
Segundo ele, neste mês, no Espírito Santo, mesmo sendo época de chuvas, a quantidade de precipitação é menor em comparação com outros meses. Porém, a previsão para este ano é de maior precipitação. “O cenário mais provável é para precipitação acima do normal em todo o Estado.”
A meteorologista Josélia Pegorim, da Climatempo, observa que o mês começa com sol e pancadas de chuva no Estado, mas que devem ser fracas a moderadas.
“Na próxima semana, as condições para chuva voltam a aumentar. A última semana de fevereiro também terá chuva mais frequente”.
Josélia Pegorim destaca ainda a possibilidade de formação de um novo episódio de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) – canal de umidade que se desloca da região amazônica para o oceano, passando sobre o Estado – na segunda quinzena de fevereiro.
A concentração das áreas de instabilidade deve ocorrer novamente sobre o Norte e Leste de Minas Gerais e sobre o Espírito Santo, ocasionando muita chuva.
“A previsão da Climatempo é que o Espírito Santo tenha chuva acima da média em fevereiro. Há preocupação com novos eventos de cheia do rio Doce. A temperatura deve ficar um pouco acima da média”, afirma.
Josélia observa que, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a média de chuva normal no mês no Estado varia de 100mm a 140mm. Para Vitória, a média de chuva é de 80,5 mm. A temperatura máxima é de 32°C e a média mínima é 24,4°C.
Chuva
Janeiro
Em janeiro deste ano, o Estado sentiu os grandes volumes de chuva de dois episódios de ZCAS.
A ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul) é um canal de umidade que se desloca da região amazônica para o oceano, passando sobre o Estado e causando chuva.
O mês terminou com volumes de chuva acima da média em grande parte do Estado.
Em Vitória, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou 230,8mm, sendo que a média de chuva normal para janeiro é de 131 milímetros.
Fevereiro
Segundo inmet, a média de chuva normal neste mês no Estado varia de 100mm a 140mm. Para Vitória, a média de precipitação é de 80,5mm.
A média de temperatura máxima é de 32°C e a média da temperatura mínima de 24,4°C.
A temperatura e as precipitações devem ficar acima da média.
Na região de Vitória, este é o mês mais quente do ano, com os maiores valores médios de temperatura.
Há possibilidade de formação de um novo episódio de ZCAS na segunda quinzena e novas cheias do rio Doce.
Fonte: Climatempo e Incaper.
Comentários