X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Fevereiro vai ser chuvoso e terá calor acima da média

Meteorologistas alertam que as chuvas serão acima do normal e a preocupação é com eventos de cheia do rio Doce


Imagem ilustrativa da imagem Fevereiro vai ser chuvoso e terá calor acima da média
Praia lotada: temperatura máxima deve ficar em torno dos 32ºC e a mínima em 24,4ºC |  Foto: Roberta Bourguignon - 22/11/2023

Se nas nove ondas de calor que atingiram o Brasil no ano passado, ou nas três vezes que Vitória bateu o recorde de capital mais quente do País, em janeiro, pensou-se que todo o calor vivido já era o suficiente, a meteorologia informa que fevereiro é o mês mais quente do ano!

A previsão é que a temperatura fique acima da média e as chuvas sejam acima do normal para todo o Estado, segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e a Climatempo.

“Espera-se mais calor em todo o Estado. O cenário mais provável é para temperatura acima da média climatológica em todo o Estado, corroborando com a influência do padrão climático associado ao El Niño”, afirma o coordenador de Meteorologia do Incaper, Hugo Ramos.

Segundo ele, neste mês, no Espírito Santo, mesmo sendo época de chuvas, a quantidade de precipitação é menor em comparação com outros meses. Porém, a previsão para este ano é de maior precipitação. “O cenário mais provável é para precipitação acima do normal em todo o Estado.”

A meteorologista Josélia Pegorim, da Climatempo, observa que o mês começa com sol e pancadas de chuva no Estado, mas que devem ser fracas a moderadas.

“Na próxima semana, as condições para chuva voltam a aumentar. A última semana de fevereiro também terá chuva mais frequente”.

Josélia Pegorim destaca ainda a possibilidade de formação de um novo episódio de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) – canal de umidade que se desloca da região amazônica para o oceano, passando sobre o Estado – na segunda quinzena de fevereiro.

A concentração das áreas de instabilidade deve ocorrer novamente sobre o Norte e Leste de Minas Gerais e sobre o Espírito Santo, ocasionando muita chuva.

“A previsão da Climatempo é que o Espírito Santo tenha chuva acima da média em fevereiro. Há preocupação com novos eventos de cheia do rio Doce. A temperatura deve ficar um pouco acima da média”, afirma.

Josélia observa que, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a média de chuva normal no mês no Estado varia de 100mm a 140mm. Para Vitória, a média de chuva é de 80,5 mm. A temperatura máxima é de 32°C e a média mínima é 24,4°C.

Chuva

Janeiro

Em janeiro deste ano, o Estado sentiu os grandes volumes de chuva de dois episódios de ZCAS.

A ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul) é um canal de umidade que se desloca da região amazônica para o oceano, passando sobre o Estado e causando chuva.

O mês terminou com volumes de chuva acima da média em grande parte do Estado.

Em Vitória, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou 230,8mm, sendo que a média de chuva normal para janeiro é de 131 milímetros.

Fevereiro

Segundo inmet, a média de chuva normal neste mês no Estado varia de 100mm a 140mm. Para Vitória, a média de precipitação é de 80,5mm.

A média de temperatura máxima é de 32°C e a média da temperatura mínima de 24,4°C.

A temperatura e as precipitações devem ficar acima da média.

Na região de Vitória, este é o mês mais quente do ano, com os maiores valores médios de temperatura.

Há possibilidade de formação de um novo episódio de ZCAS na segunda quinzena e novas cheias do rio Doce.

Fonte: Climatempo e Incaper.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: