Festival de rap capixaba no Centro
Afronta MC, Beth MC, VK Mac e Dudu vão dividir o palco da Casa da Música Sônia Cabral, no Centro, na 1ª edição do “Festival Nosso Rap”
Escute essa reportagem
O rap capixaba não para de revelar talentos para o Brasil e, na próxima quinta-feira, nomes da nova geração do estilo vão dividir o palco na 1ª edição do “Festival Nosso Rap”.
Com entrada gratuita, a apresentação acontece às 19h, na Casa da Música Sônia Cabral, no centro de Vitória. “O evento fomenta a cultura de maneira acessível e prática, tendo ali, num teatro, pessoas no palco, que dentro de um mesmo universo (o movimento hip hop) trazem, cada uma da sua maneira, suas vivências, características e possibilidades para o público se conectar”, diz Beth MC.
Na ocasião, a rapper de 23 anos vai fazer a primeira performance de “Lipgloss” após o lançamento do single, no fim de julho. “Vou cantar algumas músicas ainda não lançadas também, trazer para a plateia o melhor de Beth MC”.
Além dela, o “Festival Nosso Rap” recebe Afronta MC, primeira travesti a participar das rodas de rima no Estado, em 2019. Ela acaba de levar os troféus de Revelação e Destaque LGBTQIA+ no Prêmio da Música Capixaba.
Dudu, um dos grandes destaques do rap nacional, com mais de 1,6 milhão de ouvintes mensais no Spotify, e VK Mac, nome por trás de hits como “Favorita” e “Eu Sou Favela”, completam o time de intérpretes do evento.
A direção artística e musical é assinada pelo beatmaker e músico capixaba Tibery, que já trabalhou com artistas de todo o Brasil e é o principal produtor musical de Budah e Cesar MC, capixabas conhecidos nacionalmente.
Beth comemora a chance de se apresentar ao lado de tantos artistas que admira.
“Conheço o Dudu da época que começou nas batalhas de MC. Estudei na mesma escola que o VK no ensino médio e lá comecei a acompanhar a trajetória dele. E Afronta foi uma oportunidade que a vida me deu de conhecer a pessoa incrível e talentosa que é, além de termos tido a chance de trabalhar juntas em ‘Afrodebochada’”.
A rapper deixa no ar uma performance conjunta no festival. “O intuito é que o show seja interativo e que as apresentações se conectem. O que posso garantir é que vai ser muito bom. O time é pesado e quem for não vai se arrepender”.
SERVIÇO
“Festival Nosso Rap”
- Atrações: Afronta MC, Dudu, Beth MC e VK Mac. Tibery assina a direção artística e musical.
- Quando: Quinta-feira, às 19 horas.
- Onde: Na Casa da Música Sônia Cabral, no centro de Vitória.
- Quanto: Entrada gratuita. Os ingressos devem ser retirados amanhã, na Casa da Música Sônia Cabral.
- Inf.: 3376-1674 e 99930-1103.
“A música tem um glamour”
A tribuna: Grande parte dos artistas do rap começou em batalha de rimas. É seu caso?
Beth MC: Me aproximei do rap por influência de um dos meus irmãos e também por ser oriunda da periferia, onde o rap e o funk são tão presentes. Foi meu irmão que começou a me levar para frequentar batalhas de MCs e saraus de poesia. Foi uma conexão muito natural. Acho que minha mente concebeu a ideia de que esse ambiente é exatamente o meu, e me senti acolhida.
Quais artistas te influenciam?
Sou uma pessoa eclética. Desde criança meu pai sempre escutou muitos ritmos diferentes em casa, o que me influenciou. Amo ouvir Gil, Iza, Tyler, The Creator, FBC, Péricles, Negra Li, Emicida...
Conta um pouco sobre “Lipgloss”, seu atual single.
Escrevi “Lipgloss” em 2020. Às vezes, procuro uns type beats na internet, para ter referências sonoras para compor. E encontrei um beat que era bem dançante, que me levou a começar a escrever. Escrevi sobre uma história que realmente aconteceu, de duas pessoas que se conheceram em um rolê, tiveram interesse mútuo, trocaram número de telefone, mas não fizeram contato depois.
Mas um belo dia se reencontram e tiveram um relacionamento. Na música, algumas coisas são literais e outras não, mas a inspiração se deu assim. Ao longo do tempo, testamos a música em beats diferentes, mas o escolhido para embalar a versão oficial foi feito pelo meu amigo e produtor Dan Abranches.
Gosto de dizer que a música é uma mistura que deu certo entre o meu estilo e o estilo do Dan. Tem um glamour, é envolvente.
Tibery é quem comanda artisticamente essa 1ª edição do festival. Um produtor que costuma trabalhar com Budah e Cesar MC. Já trabalhou com ele?
O Tibery é um dos grandes nomes no que diz respeito à produção musical. Ele, bem como os artistas citados, conseguiram alavancar bastante a cena do rap no nosso Estado e trazer mais visibilidade. Ainda não tive a oportunidade de trabalhar com ele, mas espero ter. Se rolar, tenho certeza que vai dar bom!
Comentários