Festas e shows vão marcar aniversário de 150 anos da imigração italiana no ES
Cinema, caminhada, pedal, lançamento de livros e exposições também estão entre os eventos que serão realizados no Estado
Escute essa reportagem
Com o sabor do macarrão, da polenta e a animação de grupos folclóricos que mantêm viva a cultura italiana que – como lembrou o governador Renato Casagrande – muitas vezes está mais preservada no Estado do que em muitos locais da própria Itália, foi lançado ontem o Calendário dos 150 anos da Imigração Italiana.
Cinema, caminhada, pedal, lançamento de livros, exposições itinerantes, festas e shows estão entre os eventos que serão realizados em diferentes municípios do Estado, começando no dia 27 de janeiro com uma corrida.
Destacam-se ainda a Sessão Solene do Dia Nacional do Imigrante Italiano, na Assembleia Legislativa, em 21 de fevereiro e, de 30 de maio a 2 de junho, a Festa dos 150 anos da Imigração, na Praça do Papa, em Vitória.
“O ano de 2024 será muito importante para a história não só do Espírito Santo, mas de todo o Brasil. Por isso, é preciso contar e divulgar essa história”, afirmou Casagrande.
O superintendente do Sebrae, Pedro Rigo, que coordenou as equipes que elaboraram o calendário, destacou que a ideia é fazer o Espírito Santo ficar conhecido.
“Aqui no Espírito Santo, mais de 40 municípios estarão envolvidos. A ideia de fazer a celebração de 150 da imigração com essa agenda intensa é justamente isso: do Espírito Santo ser lembrado, ser conhecido”.
O diretor-geral do Arquivo Público do Espírito Santo, Cilmar Franceschetto, destacou que o Estado é o berço da imigração italiana no Brasil. “A Expedição Tabacchi em 1874, com o navio La Sofia, com quase 400 imigrantes, para o Espírito Santo, é o marco da história da migração italiana para o Brasil”, afirmou Franceschetto.
O secretário de Estado do Turismo, Philipe Lemos, comentou sobre a importância do calendário. “Vamos celebrar a imigração italiana no Estado e no País. Esperamos que a gente atraia visitantes de todo Brasil e até da Itália”.
O calendário foi lançado na Casa do Turismo Capixaba, antigo Clube Saldanha da Gama. Entre os grupos que participaram, estava o Gruppo di Ballo Nova Trento, de Guaraná, Aracruz.
BELEZA
Rainhas e princesas
Com roupas típicas, coroas, faixas e um sorriso no rosto, as jovens Eduarda Furlan, 22 anos, a Rainha Italiana 2023, Kailane Fornaciari, 21 , 1ª Princesa, e Roberta Marcarini, 20, 2ª Princesa, participaram do lançamento do Calendário dos 150 anos da Imigração Italiana.
Elas contaram que se sentem prestigiadas em poder representar a cidade de Marilândia e a cultura italiana. “É bom poder representar nossa cidade, conhecer outros municípios, pessoas e grupos folclóricos italianos”, disse Eduarda.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários