Festas de renovação de votos aumentam no Estado
Esse tipo de celebração cresceu após a pandemia. Muitas pessoas se casaram em cerimônia simples e agora querem festejar
Escute essa reportagem
Reafirmar o amor e reassumir o compromisso da relação. Esses são alguns dos objetivos da renovação de votos de casamento, que vem ganhando força no Estado, principalmente após a pandemia da covid-19.
Neste período, muitas pessoas se casaram fazendo uma cerimônia simples. Agora, resolveram celebrar novamente, como revela a cerimonialista Danielly Simmer.
“Como já estão casados, levam para o lado da renovação. Porque renovar os votos é assumir de novo”, afirma.
Para a profissional, a renovação de votos é um ato de investimento na vida do casal, sendo importante para a relação.
Ela contou que antigamente as pessoas costumavam fazer a ação nos 25 anos de casados, mas hoje isso varia. “Tem gente que faz com 1, 2, 5 ou 10 anos. Pode ser feito no tempo que o casal sentir vontade”.
Leia mais:
Escolas de samba vão fazer minidesfile no ES
Idosos e aposentados por invalidez já podem pedir desconto no IPTU em Vitória
Sobre o funcionamento da cerimônia, disse ser feita de acordo com os desejos da dupla apaixonada. “Tem gente que não ficou satisfeita no casamento e acaba usando essa oportunidade para realizar algum desejo que tinha naquela época. Fica a critério do casal, pode ser durante o dia ou à noite. Pode ter padre ou pastor”.
Tradições
Isabella Carla, cerimonialista, comentou a respeito de outras tradições durante a renovação de votos. “As noivas escolhem vestidos que mais se encaixam com sua realidade atual, às vezes branco, às vezes de outras cores. As alianças entram normalmente e são trocadas no altar como na celebração normal”.
Os microempresários Keila Donato, 49, e Nivaldo Pereira, 55, estão animados para reafirmar o amor com uma celebração em novembro. Casados há três décadas, eles se conheceram na adolescência e estão mais apaixonados do que nunca. O motivo para renovar os votos é a gratidão, contou Keila.
“Sentimos o desejo de expressar a alegria e a gratidão que temos em um momento de adoração ao Senhor por esses 30 anos em que a mão poderosa Dele tem nos abençoado”.
Outra razão é realizar os desejos que não foram supridos na primeira cerimônia . “Quando a gente casou, tínhamos uma situação financeira difícil. Fiquei frustrada com muitas coisas que eu tinha sonho de realizar e não tive condições de fazer. Hoje, graças a Deus, posso realizar alguns desses sonhos”.
Aliança para reafirmar o amor

Os pombinhos Juliana Resende Marinho, 29 anos, cerimonialista de casamentos, e Eduardo de Paula Marinho, 31, engenheiro mecânico, reafirmaram seu amor no mês passado. Juntos desde a adolescência, eles se casaram bem jovens, quando Juliana tinha 21 anos.
“Em abril fizemos uma viagem e meu marido me pediu em casamento novamente com uma nova aliança. Aproveitamos e decidimos fazer uma renovação de votos intimista”.
O pedido aconteceu porque eles não tinham aliança, daí que surgiu a ideia da renovação de votos.
Juntos há 10 anos

A médica Brunelle Batista Fraga Mendes, 36 anos, e o advogado e professor Halley Jhason Medeiros Mendes, 37, renovaram os votos de casamento no final do ano passado. Os dois, que estão casados desde 2012, decidiram fazer uma cerimônia intimista para celebrar os 10 anos de união.
“A data nos fez ver que tínhamos muito a celebrar. Das pequenas às grandes conquistas. Foi uma década de companheirismo, compreensão, amor e carinho”, disse Brunelle.
Só os dois

O casal de fotógrafos Yuri Ferreira Meriguete, 27, e Amanda Jennifer Ferreira Monteiro Meriguete, 28, está animado para a renovação de votos de casamento, que acontecerá no final deste mês.
Os dois se casaram em 2020 e irão reafirmar o amor por meio de uma cerimônia no modelo Elopement Wedding, em que apenas os dois e o cerimonialista participam.
“Somos fotógrafos de casamento e gostamos muito desse formato. Estamos animados”.
Leia mais:
“Foi a maior emoção da minha vida”, diz professor homenageado
Comentários