X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Escolas de samba vão fazer minidesfile no ES

O evento, marcado para os dias 25 e 26 de agosto, contará com oito agremiações e será um esquenta para o Carnaval 2024


Imagem ilustrativa da imagem Escolas de samba vão fazer minidesfile no ES
João Filipe, diretor de Carnaval da Liga, com o ritmista da MUG Josemar dos Santos, a rainha de bateria Layla e a baiana Vilma Bráz |  Foto: Kadidja Fernandes/AT

A magia do Carnaval  vai chegar mais cedo no Espírito Santo. É que pela primeira vez a Liga Independente das Escolas de Samba do Grupo Especial (Liesg) vai realizar o Minidesfile das Escolas de Samba do Grupo Especial de Vitória. O “esquenta” do Carnaval já tem até data marcada: dias 25 e 26 de agosto.

Oito escolas vão  participar do evento, que acontecerá  em frente ao Tancredão, em Vitória, próximo ao Sambão do Povo. 

A entrada será gratuita e todas as escolas do Grupo Especial vão participar, mais a agremiação convidada Andaraí, que atualmente é do Grupo de Acesso, mas desfilou no especial no último Carnaval.

“O  objetivo é fazer um esquenta para o Carnaval, que no ano que vem acontece nos primeiros dias de fevereiro. Será uma oportunidade de organizar as escolas com antecedência e treinar a comunidade com o samba para 2024”, disse o presidente da Liga Independente das Escolas de Samba do Grupo Especial, Edson Neto. 

Neto  também frisou a importância do “esquenta” para a geração de renda para as agremiações e as pessoas que trabalham com o Carnaval.

João Filipe, diretor de Carnaval da Liga, informou que as escolas vão desfilar com no mínimo 200 e no máximo 300 componentes, contendo todos os segmentos: comissão de frente, casal de mestre-sala e porta-bandeira, bateria, baianas, velha guarda, passistas, grupo musical, alas da comunidade ou dos amigos.

“É como se fosse a antecipação do Carnaval oficial, onde as agremiações  estão com suas comunidades engajadas na produção do desfile. A única diferença é que esse evento tem o formato reduzido, mas está gerando renda e  fazendo  circular a mão de obra dentro das comunidades”, ressaltou.

FIQUE POR DENTRO

Minidesfile das Escolas de Samba do Grupo Especial de Vitória

> O quê:  O “esquenta” do Carnaval acontece pela primeira vez este ano, organizado pela Liga Independente das Escolas de Samba do Grupo Especial (Liesg). Ao todo, oito  escolas  participarão dos desfiles, sendo sete do  Grupo Especial e uma convidada do Grupo de Acesso : Andaraí.

> Quando: Sexta-feira, dia 25 de agosto, e sábado, dia 26 de agosto. O desfile tem previsão de começar às 21 horas no dia 25/09, e às 20 horas no dia 26/09.

> Onde: Tancredão, que fica na avenida Dário Lourenço de Souza, no bairro Mário Cypreste, em Vitória.

> Ingressos: 2 quilos de alimentos não perecíveis. Os ingressos serão disponibilizados pelas agremiações.

> Ordem dos desfiles 

Cada escola terá 30 minutos para se apresentar, seguindo a ordem: Andaraí, Novo Império, Boa Vista e MUG na sexta-feira; e Pega no Samba, Chegou o Que Faltava, Piedade e Jucutuquara no sábado.

> Regras

As escolas vão desfilar com no mínimo 200 e no máximo 300 componentes, contendo todos os segmentos das agremiações, que são eles: comissão de frente, casal de mestre-sala e porta-bandeira, bateria, baianas, velha guarda, passistas, grupo musical, alas da comunidade ou dos amigos.

> Testes 

Presidente da Liga Independente das Escolas de Samba do Grupo Especial (Liesg), Edson Neto confirmou à reportagem de A Tribuna que o evento servirá também como teste para  a nova iluminação, que será usada no Carnaval de 2024. “ Vamos testar uma nova iluminação, com uma tecnologia mais avançada”, disse Neto. 

Fonte:  Liga Independente das Escolas de Samba do Grupo Especial (Liesg).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: