Felicidade pode ser conquistada: veja conselhos de especialistas para ser feliz
Terapia, relacionamentos verdadeiros e espiritualidade são caminhos acessíveis para a felicidade
Escute essa reportagem

Para especialistas, a felicidade pode ser conquistada, embora o conceito mude de pessoa para pessoa. E há caminhos acessíveis para isso, como fazer terapia e criar laços. Alerta: o celular sozinho não vai ajudar.
“A felicidade pode ser conquistada”, reforça a psicóloga Catharina Conter. Uma dica dela é que os jovens criem novas formas de passar o tempo, como desenhar, dançar, fazer atividades com os amigos.
“Veja a realidade da vida e não a vida a partir de um celular. Isso já ajuda bastante. E faça terapia, vai fazer toda a diferença”.
Outro ponto importante, segundo o psiquiatra Fernando Tonelli, é a espiritualidade.
“Vejo no meu consultório uma mistura de ansiedade e depressão. Elas andam juntas. Minha visão pessoal é que os jovens estão sem perspectiva. O ser humano precisa de uma base religiosa, de uma crença. Necessita de um apoio em todos os momentos da vida”, declara.
E qual o papel dos pais nesse processo de busca pela felicidade? Segundo a psicóloga Renata Junger, o segredo está em construir um vínculo. Porém, a partir do universo do filho.
“Construa o relacionamento. Se aproxime a partir das referências do seu filho, ou seja, do que ele gosta de fazer. Por exemplo, se ele gosta de uma banda que você odeia. Em vez de criticar, por que não levá-lo ao show? Proponha passeios também”.
Rede de apoio

“Foi o momento de depressão mais profundo que eu tive”. Assim a chefe de portaria Luiza Liberato, 23, descreve o período em que teve que lidar com a perda da avó e do cunhado, oito e quatro anos atrás, respectivamente. “Me sentia sem chão. Não estava feliz em nenhum momento. Mas a gente fingia para manter as aparências. Eles eram os que mais estavam presentes para mim”, conta.
Hoje, Luiza diz que está feliz. Ela relata que ter uma rede de apoio, conhecer novas pessoas e fazer atividades físicas ajudaram. Assim como saber que há pessoas com quem pode contar. “Ficar com as pessoas que gosto e saber que se preocupam comigo, perguntam como estou, é o que mais contribui para minha felicidade”.
Nada de comparações

O universitário Felipe Santana, de 18 anos, conta que nunca se comparou aos outros. Isso o ajudou a alcançar a felicidade.
“Eu sou feliz. Nunca me liguei nisso. Vejo muita gente que se compara e isso dificulta a pessoa a ter aceitação própria”.
Mas como Felipe conseguiu ser jovem e feliz? “Gosto de fazer qualquer coisa com meus amigos, como ir a festas e sair para comer. Mas também curto ter um tempo meu. Tenho hobbies: jogo, surfo. Tudo isso me ajuda”, destaca.
Opiniões



Conselhos de especialistas para ser feliz
1. Faça terapia
Crescer é desafiador. Os hormônios estão à flor da pele, inseguranças afloram, o futuro é incerto. Se sentir perdido nesse momento é normal. Contar com um psicólogo para ajudar a desbravar o caminho pode ajudar.
2. Desenvolva seu amor-próprio
Cuide do seu talento, desenvolva suas habilidades, conheça suas qualidades e virtudes e aprenda a se amar. Isso é importante para ser feliz.
3. Tenha uma crença
Desenvolver a espiritualidade, seja ela qual for, ajuda.
4. Ajude o outro
Faça o bem ao próximo e isso vai te ajudar a ser feliz, segundo especialistas.
5. Crie um espaço e escute
Vale tanto para os pais quanto para os educadores.
É importante criar um espaço para os jovens falarem sobre seu sofrimento e o que estão sentido, sem julgamentos.
6. Comece um hobby
Ajuda a socializar e funciona como exercício para o cérebro.
7. Menos telas
Use as telas (celular, televisão, computador) de forma consciente, sem abusar.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários