X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Família encara tempestade e ventos em veleiro na costa capixaba

A bordo do veleiro Kat, família Schurmann desafia ventos de até 90 km/h em Vitória na expedição que combate a poluição nos mares


Viajar oceano afora pode proporcionar um “mar de emoções” para quem está em um veleiro. E a família Schurmann decidiu, mais uma vez, explorar os mares para conscientizar a população sobre a necessidade de não poluir os oceanos. 

Vitória é o sétimo destino da família Schurmann. Eles atracaram ontem no Iate Clube do Espírito Santo e precisaram enfrentar tempestade e ventos de até 90 quilômetros por hora e ondas de 3 metros de altura. 

 

Imagem ilustrativa da imagem Família encara tempestade e ventos em veleiro na costa capixaba
Família Schurmann enfrentou ondas de 3 metros de altura no litoral do Estado e se impressionou com a natureza |  Foto: Acervo Pessoal

“Estou muito feliz de estar aqui, uma pena que esteja chovendo. Vitória é sempre um porto impressionante”, comentou o patriarca Vilfredo Schurmann.

Os Schurmanns foram os primeiros brasileiros a viajar ao redor do mundo a bordo de um veleiro. A viagem começou em 1984 e durou até 1994. Vilfredo e sua mulher, Heloísa Schurmann, partiram de Santa Catarina, com os filhos Wilhelm, David e Pierre  – na época com 7, 10 e 15 anos, respectivamente.

Reunidos novamente a bordo do veleiro Kat, a família tem o intuito de registrar a poluição nos mares e navegar em busca de soluções para combater o problema. A expedição Voz dos Oceanos começou em agosto e deve durar dois anos. Ao todo, serão 60 locais estratégicos entre o Brasil e a Nova Zelândia. 

A ideia nasceu há sete anos, quando, durante uma expedição até a Ásia, a família se chocou com a quantidade de lixo encontrado em West Fayu, uma ilha pequena, na Micronésia. “O lixo plástico nos faz perder muito dinheiro e prejudica não só o meio ambiente, como também aqueles que consomem os peixes”, disse Vilfredo. 

Durante a jornada, a família  vai conversar com especialistas, ONGs, gestores públicos, empresas privadas e com a população para promover ações que melhorem os mares. 

No litoral capixaba, eles vão percorrer as praias da capital e  farão uma visita ao Instituto Jubarte. Eles ficam no Estado até o próximo dia 26. “Gostaríamos de conhecer a problemática do mar capixaba. Buscar melhorias. Temos essa missão”, afirmou Vilfredo.

 

Imagem ilustrativa da imagem Família encara tempestade e ventos em veleiro na costa capixaba
Familiares vão passar por 60 locais entre Brasil e Nova Zelândia |  Foto: Acervo Pessoal

SAIBA MAIS

Família Schurmann

Vilfredo e Heloísa Schurmann junto com os filhos Wilhelm, David e Pierre foram os primeiros brasileiros a dar a volta ao mundo a bordo de um veleiro. Eles passaram dez anos no mar (1984-1994). 

De lá para cá, eles voltaram ao mar em jornadas: Magalhães Global Adventure (1997-2000) e Expedição Oriente (2014-2016). 

Voz dos Oceanos

A nova aventura da família tem o intuito de registrar a poluição nos mares e buscar soluções. A expedição começou em agosto e deve durar dois anos. 

Veleiro Kat

O veleiro Kat foi batizado em homenagem à filha do casal, que morreu aos 13 anos, em decorrência de complicações do vírus HIV.

Fonte: Família Schurmann.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: