X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Fala Doutor

Descongestionante pode viciar e causar hipertensão

Médico explica que uso prolongado do remédio contra rinite provoca contração nos vasos do organismo e, por isso, afeta o coração


Imagem ilustrativa da imagem Descongestionante pode viciar e causar hipertensão
Bruno Caliman faz alerta sobre os perigos do descongestionante nasal |  Foto: Aquiles Brum

Espirros frequentes, coceira no nariz, coriza e congestionamento nasal. Esses são sintomas comuns da rinite que, segundo estimativa da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia, atinge de 30 a 40% da população adulta.

A chegada do inverno pode piorar os sintomas que, segundo especialistas, acabam, muitas vezes, sendo tratados sem orientação médica. Só que a rinite não tratada causa mau hálito e ronco, destaca o otorrinolaringologista Bruno Caliman.

Leia mais sobre Fala Doutor aqui

O médico esteve à convite de A Tribuna no estúdio Tribuna Lab e comentou ainda sobre os perigos do descongestionante nasal, usado frequentemente por quem tem rinite. “O uso prolongado pode provocar uma contração em todos os vasos do organismo; no coração, ele pode causar hipertensão arterial. Pode desencadear ainda ressecamento nasal e viciar o paciente”, ressaltou.

A Tribuna  – Qual a diferença entre rinite e sinusite?

Bruno Caliman – A rinite é uma inflamação na cavidade nasal, enquanto que a sinusite é uma inflamação ou infecção nos seios da face. São duas patologias diferentes, sendo que uma pode provocar o aumento da outra, como a rinite provocar o aumento da sinusite.

Quais fatores podem aumentar o risco de desenvolver a rinite?

Existem vários tipos de rinite, mas a alérgica é a mais comum. Ela é a resposta aumentada a um estímulo. Por exemplo, a pessoa está perto de uma poeira, de um produto de limpeza, ou de mofo, o nariz reage provocando uma hipersecreção, que chamamos de rinite alérgica.

A exposição a esses alérgenos, como poeira, mofo, produtos de limpeza, ambientes fechados há muito tempo, tapetes, cortina e carpetes podem provocar o aumento ou aparecimento da rinite alérgica.

Há alimentos que podem provocar a rinite?

Isso é muito individual, mas há pessoas que podem ter. Isso varia de pessoa. Não existe alimento específico que vai provocar a alergia.

Ventilador e ar-condicionado provocam rinite?

O ventilador pode aumentar a circulação dos poluentes no ambiente. Se o local estiver empoeirado, o ventilador vai levantar essa poeira, levando a pessoa a respirá-la. 

Enquanto que, com o ar-condicionado, por ser mais frio, o nariz não aguenta tanta variação de temperatura. Se o ar-condicionado estiver com filtro sujo, ele vai jogar os poluentes no ar e a pessoa vai respirar, aumentando a rinite.

É normal os sintomas piorarem à noite? 

Sim. À noite existe uma produção de hormônio ampliada. Alguns hormônios aumentam e outros diminuem, então, algumas vezes o nariz obstrui mais à noite, até mesmo por causa da umidade relativa do ar. Os sintomas de rinite podem, sim, aumentar no período noturno.

Como saber se é rinite ou não? É por exame?

Não existe nenhum exame de imagem para diagnosticar a rinite. O exame de raio-x nunca é feito para diagnóstico de rinite ou sinusite. O que fazemos é o diagnóstico clínico, quando fazemos a rinoscopia e olhamos o nariz por dentro, ou por meio de exames de filmagem: às vezes filmamos o nariz para saber se ali tem alguma alteração na mucosa. 

Existe uma frequência de sintomas para ser considerada rinite?

A rinite tem vários graus, classificações. Geralmente, o paciente que tem rinite sempre apresenta coriza, lacrimejamento no olho, coceira na garganta e ouvido. Vale lembrar  também que esses pacientes podem ter asma. 

Leia mais

Medo de ficar sem o celular pode ser sinal de doença

Levar celular para o banheiro aumenta risco de doença

Qual o risco de não tratá-la?

Ela pode causar mau hálito e ronco, já que obstrui o nariz, mas existem vários fatores que podem causar o ronco. No caso do mau hálito, o paciente com o nariz entupido fatalmente vai respirar com a boca aberta, e isso pode gerar o mau hálito, já que o ar entra frio e sujo.

A rinite pode exacerbar outras doenças, como a asma.  Paciente com a rinite descontrolada e que tem asma é muito mais propício a ter um agravamento da asma. 

Como é feito o tratamento?

O principal tratamento para a rinite, as alérgicas principalmente, é o fator ambiental. É tirar do ambiente objetos que podem provocá-la, como ursos de pelúcia, tapete, locais com mofo e poeira. 

Além disso, o tratamento medicamentoso é muito importante. Existe tratamento para cada tipo de rinite. Fazer uso do soro fisiológico também é muito importante para prevenir e tratar a rinite.

É possível ficar curado?

A rinite não tem cura, mas tem tratamento. É possível ter a rinite e com o tratamento nunca mais ter sintomas, depende do grau e de como ela será tratada: a frequência de idas ao médico e se o paciente segue as medidas de prevenção.


Fique por dentro

A rinite de causas não alérgicas pode ser provocada por infecções causadas por vírus, bactérias ou fungos, por alguns tipos de medicamentos, hormônios e por problemas como o refluxo gastroesofágico.

As crises não alérgicas acontecem de forma aguda, têm curta duração e são associadas a resfriados, tendo maior incidência durante as estações mais frias do ano e sendo consequência das diferenças de temperatura. 

A rinite alérgica ocorre quando o corpo reage de forma exagerada ao entrar em contato com determinadas substâncias que identifica como estranhas.

Os sintomas que os pacientes portadores de rinite alérgica apresentam são obstrução nasal (entupimento), coriza, espirros (algumas vezes o paciente espirra mais de 20 vezes seguidas) e coceira no nariz. Esta coceira pode ser na garganta ou nos olhos.

Leia mais 

Anemia pode causar até perda de desejo sexual, explica médico

Enxaqueca aumenta risco de AVC e Alzheimer

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: