Expresso GV: Vila Velha terá dois novos viadutos e ciclovia elevada
O objetivo da obra é reduzir o tempo de deslocamento e melhorar a fluidez do trânsito na região
Escute essa reportagem
Além de melhorias na Avenida Carlos Lindenberg, o projeto para implantação do Corredor Metropolitano Sul – o Expresso GV – também inclui dois viadutos de acesso e de saída da Segunda Ponte, além de uma ciclovia elevada.
O secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, explicou que a ciclovia será construída ao longo de toda a Avenida Carlos Lindenberg, junto ao canteiro central, onde estarão também as estações de embarque e desembarque de passageiros.
“Nenhuma obra de mobilidade hoje deixa de ter ciclovia, já que, além do transporte coletivo, priorizamos a mobilidade ativa também”, afirmou Damasceno.
Ele salientou que na região da Segunda Ponte – para quem vai em direção ao Terminal de Jardim América – a ciclovia será elevada, passando depois por baixo da ligação, para chegar em Cariacica.
Damasceno afirmou que o detalhamento só a empresa que será contratada irá definir no projeto executivo. “Na Segunda Ponte, a ciclovia é elevada, já que ela precisa passar por cima do Rio Marinho e por cima da linha férrea. Temos dois elementos que precisam ser transpostos por elevação. Neste caso, com a experiência que temos da Ciclovia da Vida, da Terceira Ponte, ela deve seguir esse padrão”.
Para dar maior fluidez no trajeto, tanto para os ônibus como também para os demais motoristas, dois viadutos serão construídos para se ligar à Segunda Ponte.
“Os dois viadutos vão se conectar à Segunda Ponte, para acesso e saída. Dessa forma, quem está em Cariacica e pretende chegar na Lindenberg, hoje precisa passar por um caminho mais longo. Com a obra, uma via vai ligar Jardim América diretamente à Segunda Ponte. Vamos encurtar muito o trajeto”, disse Damasceno.
Da mesma forma, quem está na Segunda Ponte e quer ir para Jardim América vai poder descer por uma “alça” diretamente para a lateral do estádio da Desportiva Ferroviária, o Engenheiro Araripe.
O evento de apresentação contou com a presença do vice-governador Ricardo Ferraço, do vice-prefeito de Vila Velha, Cael Linhalis, e da prefeita interina de Cariacica, Shymenne de Castro, de vereadores e lideranças comunitárias.
Duplicação e mais investimentos
Durante o anúncio da obra do Corredor Metropolitano Sul, o governador do Estado, Renato Casagrande, ainda destacou outros investimentos em mobilidade que estão em andamento. O pacote inclui novos contornos e a duplicação de importantes rodovias.
Entre os investimentos, o governador citou a obra do Contorno de Jacaraípe, que liga a região de Castelândia até Nova Almeida.
“Também já contratamos a obra de ligação de Nova Almeida até Aracruz. A empresa está em processo de elaboração do projeto”.
Ele citou, ainda, o Contorno de Viana. “Para quem sai de Domingos Martins, antes de chegar em Viana, uma via à direita vai conectar lá na BR-101. Além disso, nós já estamos contratando as obras para conectar na ES-388, que liga a região 5 de Vila Velha até a BR-101”.
Outra obra importante destacada pelo governador é a duplicação da BR-262.
“A gente viabilizou o dinheiro para a obra – de Viana até a região de Venda Nova do Imigrante, Conceição do Castelo. São recursos que cabem ao governo do Estado, de R$ 2,3 bilhões, mas que estamos repassando para o governo federal fazer a obra em uma BR que é federal. Não podemos mais esperar, nós estamos querendo avançar no desenvolvimento do nosso Estado”, pontuou.
Saiba mais
Terminal do Ibes
A estação Ibes ficará exatamente em frente ao Terminal do Ibes, onde uma área está sendo desapropriada para fazer essa conexão com os corredores exclusivos.
Viadutos
Serão construídos dois novos viadutos, com cerca de 530 metros cada, para melhorar a conexão com a Segunda Ponte.
Dessa forma, quem está trafegando pela avenida Carlos Lindenberg e sobe a Segunda Ponte poderá acessar uma “alça” à direita, que descerá, passando por baixo da ponte. A alça sairá na rua do estádio da Desportiva Ferroviária, já se conectando ao Terminal de Jardim América.
No sentido de Jardim América para a Segunda Ponte, o motorista subirá da região do estádio da Desportiva (Engenheiro Araripe) diretamente por um viaduto que será ligado à a Segunda Ponte.
Ciclovia
Uma ciclovia será implantada no eixo central da Carlos Lindenberg, ao longo de todo o corredor.
Na região da Segunda Ponte – para quem vai em direção à Jardim América – a ciclovia será construída de forma elevada ao lado da ligação. Depois, passa por baixo da ponte para chegar em Jardim América.
O modelo da ciclovia deverá ser detalhado pela empresa que será contratada para executar a obra.
Principais impactos
Redução do tempo de deslocamento e melhorias na fluidez do tráfego.
Mais conforto e segurança para passageiros, pedestres e ciclistas.
Pavimento em concreto de alta durabilidade para veículos pesados.
Nova pavimentação e sinalização viária.
Calçadas adequadas e travessias seguras para pedestres.
Paisagismo e iluminação pública renovados.
Cronograma
O edital está sendo lançado hoje e tem prazo de três meses para a escolha de uma empresa, que será responsável pelos projetos, execução e entrega da obra.
Após a assinatura da ordem de serviço, o prazo de execução será de 24 meses, dividido em duas fases: nos primeiros quatro meses, a empresa deve elaborar os projetos básicos e executivos. Na segunda etapa, serão 20 meses para executar as obras.
O Expresso GV conta com o apoio das prefeituras de Vila Velha e Cariacica, e do governo federal.
Até o Terminal de Vila Velha
Além do trecho do governo do Estado, a prefeitura de Vila Velha vai realizar parte da obra dos corredores do Terminal de Vila Velha até a Glória, com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do governo federal.
A obra da prefeitura vai permitir interligar a faixa para ônibus da Terceira Ponte, passando pelo Terminal de Vila Velha até a Glória, e da Glória até o Terminal de Jardim América.
Fonte: Governo do Estado.
Comentários