Exposições em nova Casa do Turismo em Vitória
O espaço, que fica na antiga sede do Saldanha da Gama, vai abrigar também mostras culturais e apresentações
Escute essa reportagem
A Casa do Turismo do governo do Estado do Espírito Santo ganhou uma nova sede para chamar de lar. É que agora o Forte São João, antiga sede do Saldanha, em Vitória, será a casa do órgão, que ganhou ainda um espaço para abrigar apresentações, exposições e mostras culturais.
O Salão da Casa do Turismo, como foi chamado, fica em um dos salões do Forte São João, no terceiro andar do edifício, com vista panorâmica para a baía de Vitória.
“Ele vai ser destinado para eventos com cunho turístico e cultural, como mostras e eventos que remetam ao turismo capixaba e à cultura do Estado”, ressaltou o secretário de Turismo do Espírito Santo, Weverson Meireles.
O governador Renato Casagrande disse que esse é um marco que proporciona o resgate de um espaço que antes estava abandonado.
“A iniciativa representa um incentivo cada vez maior ao turismo e à região do centro de Vitória, que é uma região que precisa ser revitalizada cada vez mais, para resgatarmos patrimônios do povo capixaba”, observou.
Além das duas entregas, o espaço recebeu, na tarde de quarta-feira (18), do governador Renato Casagrande, a assinatura da Lei Estadual das Políticas Públicas do Turismo, que será, posteriormente, enviada à Assembleia Legislativa do Espírito Santo.
“Esse documento define as diretrizes do nosso trabalho, não só do governo do Estado, mas também dos municípios, do setor privado, do governo federal”.
A lei é um conjunto de normas que vai nortear as políticas públicas no Espírito Santo voltadas para o turismo. O objetivo é fazer com que o Estado consiga estimular o turismo de forma sustentável.
“Ali estaremos fazendo todas as definições e apontamentos para que o turismo seja feito no Espírito Santo de maneira sustentável”, assinalou Weverson.
Forte
O Forte São João é uma construção do período colonial e foi criado para proteger a cidade dos invasores que chegavam pela baía de Vitória.
Depois de anos fechado, o casarão foi finalmente reaberto e hoje abriga, além da Casa do Turismo Capixaba, o Bistrô Saldanha, que oferece almoço, café da manhã, da tarde e jantares, dependendo do dia da semana.
No térreo existe ainda a Cervejaria Casa 107, que funciona às sextas-feiras, sábados, domingos e feriados.
SAIBA MAIS
Bistrô e cervejaria funcionam no local
Casa do Turismo Capixaba
Recém-inaugurada, a nova sede da Casa do Turismo Capixaba, que agora fica no Forte São João, ganha também o Salão da Casa do Turismo Capixaba.
O espaço será utilizado para abrigar eventos de cunho turístico e cultural, como mostras e eventos que remetam ao turismo e à cultura do Estado.
Projeto de Lei das Políticas Públicas do Turismo Capixaba
O projeto foi assinado na manhã de quarta-feira (18) pelo governador Renato Casagrande, durante a inauguração da nova sede da Casa do Turismo Capixaba, no Forte São João.
Ele fala sobre a Política de Turismo Sustentável do Estado do Espírito Santo, o Plano de Desenvolvimento Sustentável do Turismo e o Sistema Estadual de Turismo. “Representa um marco significativo e histórico para o segmento turístico de nosso Estado”, disse Casagrande.
Bistrô Saldanha
Onde: Av. Beira-Mar, 855, no segundo andar da Casa do Turismo Capixaba (antiga sede do Saldanha), no centro de Vitória.
O espaço funciona de segunda a segunda, todos os dias com almoço e café da tarde.
Horário de atendimento: De segunda a quinta-feira (das 11h às 19h), sexta (das 11h às 22h), sábado (das 9h às 22h) e domingo (9h às 19h).
Os jantares são servidos nas sextas e sábados. Já o café da manhã acontece aos domingos e feriados.
Cervejaria Casa 107
Onde: Av. Marechal Mascarenhas de Moraes (Beira-Mar), 855, no segundo andar da Casa do Turismo Capixaba (antiga sede do Saldanha), no centro de Vitória.
Horários de atendimento: Nas sextas, das 16h às 22h.
Aos Sábados: Das 10h às 22h.
Domingos e Feriados: Das 10h às 19 horas.
Comentários