Exposição de Sebastião Salgado no Cais das Artes
Mostra “Amazônia” poderá ser conferida entre janeiro e março de 2026. Obra do museu será entregue em dezembro deste ano

A primeira exposição do museu do Cais das Artes, em Vitória, será “Amazônia”, do fotógrafo Sebastião Salgado, que morreu em maio deste ano aos 81 anos. A obra do museu será entregue em dezembro deste ano, e a exposição acontecerá entre janeiro e março de 2026.
A novidade foi anunciada ontem pelo governador Renato Casagrande em evento no Cais das Artes.
“A primeira grande exposição que o Cais vai receber é 'Amazônia', do Sebastião Salgado. Ela vai estar na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), em Belém. No início do ano que vem, será desmontada e vai vir para cá”, explicou.
As obras do teatro do Cais das Artes seguem com a mesma previsão de entrega dada anteriormente, para junho de 2026.
Nos próximos dias, o governo do Estado vai lançar uma chamada pública que vai distribuir R$ 2 milhões para quatro propostas de projetos culturais para o local, disse o secretário de Cultura do Estado, Fabrício Noronha.
“Convidamos a comunidade cultural do Espírito Santo a enviar propostas de ocupação do espaço do Cais, com exposições artísticas. Cada projeto vencedor receberá R$ 500 mil, e as exposições serão realizadas ao longo de dois anos”.
Hoje, a partir das 9 horas, o espaço do museu recebe o seminário “Cais de Todos”, aberto ao público. Em torno de 600 especialistas em cultura se reunirão para debater o uso dos espaços do Cais das Artes.
“Será um espaço de escuta. Vamos falar em detalhes das potencialidades que o Cais tem a oferecer, e registraremos as propostas. Fica o convite para a população, o Cais estará aberto, e teremos até uma praça de alimentação para receber as pessoas”, explicou o secretário de Cultura.
Durante o evento ontem, o governo do Estado assinou um acordo de cooperação internacional com a Organização dos Estados Iber-Americanos (OEI), que será responsável pela gestão do Cais das Artes, junto da Fundação Roberto Marinho.
“Assim como fazemos a gestão do Museu de Arte no Rio de Janeiro, do Complexo Cultural com seis museus em Salvador e do Museu da Educação do Futuro, cuidaremos do Cais das Artes para que esse espaço transborde em cultura”, disse Rodrigo Rossi, presidente da OEI.
Saiba Mais
Museu em dezembro
As obras do espaço do museu do Cais das Artes serão entregues em dezembro deste ano, junto do prédio administrativo e da reserva técnica.
Cinco salas expositivas
3 mil m é a área total das cinco salas expositivas localizadas no prédio do museu, que também podem receber biblioteca e cafeteria.
Sede da Orquestra
Com 1.300 lugares, o teatro será a sede da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (Oses). Outras instituições culturais do governo do Estado também poderão realizar parcerias para utilização do espaço.
“Cais de Todos”
hoje, das 9h às 19h30, acontece o seminário “Cais de Todos”. O evento é aberto ao público e gratuito, com debates e propostas para utilização do espaço do Cais para ocupações e exposições culturais. Inscrições: caisdasartes.byinti.com.
Técnico em cultura
Estudantes do ensino médio da rede estadual poderão se formar como técnicos em Economias da Cultura, com formação profissionalizante no Cais das Artes.
As aulas técnicas acontecerão no espaço do Cais, e as disciplinas comuns, como Matemática e Língua Portuguesa, serão ministradas nas unidades de ensino.
O conteúdo programático ainda está sendo montado. A iniciativa é realizada em parceria com a Secretaria da Cultura (Secult), Secretaria da Educação (Sedu) e a Organização do Estados Ibero-Americanos (OEI).
Fonte: Governo do Estado.
Opniões
Renato Casagrande, governador
"O Cais das Artes coloca o Estado em uma posição de destaque no cenário da cultura nacional”,
Fabrício Noronha, secretário de Cultura do Estado
"Precisamos pensar em atividades culturais à altura do monumento que é o Cais das Artes”.
Rodrigo Rossi, presidente da OEI
"Vamos olhar para a cultura capixaba com responsabilidade, através da gestão do Cais das Artes”.



MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários