Ex-moradores de rua fazem curso e viram garçons
Onze pessoas já estão aptas a atuar em hotéis e restaurantes. Elas buscam emprego e estão na expectativa de terem uma vida melhor
Escute essa reportagem
Pessoas em situação de rua ganharam uma nova oportunidade de reingressar no mercado de trabalho. É que um grupo de nove homens e duas mulheres se formou em um curso de garçom e já está apto para atuar em hotéis e restaurantes. Alguns, inclusive, já estão empregados.
A ação, uma parceria entre a Secretaria de Assistência Social da Serra (Semas) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) na Serra, acontece com o objetivo de reinserir pessoas em situação de rua no mercado de trabalho.
Maria Lúcia Mendes da Silva, de 49 anos, foi uma das alunas. Ela conta que é da Bahia e foi camareira por 10 anos, além de cozinheira em hotel e pousada, porém acabou parando na rua.
“Esse curso no Senac foi uma bênção. Agora é daqui para frente. Eu pretendo reingressar no mercado de trabalho, conseguir comprar minhas coisas e viver minha vida. Meu sonho é ter a minha casa própria e poder também visitar a minha família na Bahia”, conta a garçonete, que vai começar a trabalhar em um hotel de Nova Almeida ainda neste mês.
Além dela, Guilherme Ferreira dos Santos, de 30 anos, também se formou no curso. “Durante o período de formação, eu trabalhei em alguns lugares e agora, com o diploma em mãos, espero conseguir restabelecer minha vida financeira e me estabilizar”, relata.
A formatura foi na quinta-feira (14) no Senac Serra, em Portal de Jacaraípe. O curso teve início no dia 10 de outubro e conclusão no último dia 12.
Wysner Simões, gerente de Educação Profissional do Senac-ES na Serra, fala que a iniciativa atende a duas áreas extremamente importantes para a sociedade.
“A primeira é a valorização do ser humano, trabalhando o respeito, a dignidade e a inclusão. A segunda é a formação de mão de obra qualificada e apta a ingressar no mercado de trabalho. Com essas iniciativas, valorizamos o mercado, as pessoas e as organizações”.
A secretária de Assistência Social da Serra, Cláudia Silva, conta que a prefeitura assinou um contrato renovando o convênio que possibilitará, para o próximo ano, ofertar mais 284 vagas de cursos para pessoas atendidas pela Assistência Social do município.
“Teremos outros cursos, além da formação de garçons, abertas, inclusive, para que outras pessoas possam participar. A nossa intenção é fazer com que a dignidade desse alunos seja devolvida e que sejam inseridas ou reinseridas no mercado de trabalho”.
Comentários