X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Ex-engraxate ganha fama com palestras pelo mundo


Nascido em Colatina e morador de Linhares desde a infância, o ex-engraxate e, hoje, neurocientista e hipnoterapeuta Emerson Fregona, de 44 anos, é exemplo de superação. Filho de pais divorciados e com poucos recursos, conta que começou a trabalhar ainda criança nas ruas da cidade, engraxando sapatos, vendendo picolés e jornais.

“Aos 5 anos, meu pai perdeu todo o patrimônio no jogo de baralho. Fugimos para Belém do Pará, onde por um período vivemos em um barraco, numa situação deplorável, passando fome. Numa noite, ele desapareceu e não deu mais notícias. Tive de mendigar e pedir comida na rua”, lembra.

Aos 9 anos, retornou com a mãe e o irmão mais novo para Linhares. “Minha mãe nos abandonou e fomos morar com os tios e, depois, fui criado pelo meu avô paterno, Belarmino, que era proprietário de uma das primeiras autoescolas da cidade”, recorda.

Imagem ilustrativa da imagem Ex-engraxate ganha fama com palestras pelo mundo
Emerson Fregona é neurocientista, certificado pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. |  Foto: Divulgação/Vitrine

Aos 17 anos, ingressou na sua primeira faculdade, onde se formou em Tecnologia da Informação (TI). Aos 19, comprou uma escola de informática e, aos 21, chegou a coordenador de TI de uma das maiores empresas de móveis do Brasil, sediada em Linhares. Já aos 24 anos, abriu sua própria empresa de consultoria.

Continuou os estudos, formou-se em Teologia; mestre em Ciência; fez mestrado em Administração de Negócios – ou do inglês Master Business Administration (MBA) – e mestrado, doutorado e pós-doutorado em Psicanálise.

Hoje, é neurocientista, certificado pela Universidade de Harvard (EUA). Ele acrescenta que esse último curso foi concluído em 2020, e que o certificado da instituição americana de ensino está previsto para chegar na quarta-feira (25).

Entre as principais conquistas de Emerson Fregona está a formação pela Febracis Coach Integral Sistêmico, do PhD Paulo Vieira, autor do best-seller “O Poder da Ação”. Com esse certificado, Emerson Fregona ficou capacitado como palestrante oficial no Brasil: O Poder da Ação (Paulo Vieira), expandindo suas conferências para a Europa e nos Emirados Árabes.

Ele revela que faz até 60 palestras por ano, com conferências já agendadas em todo o Brasil e no exterior.

Palestrante dá dicas para o sucesso

Quando o assunto é o caminho para o sucesso profissional e pessoal, Emerson Fregona, que também é especialista em Programação Neurolinguística (PNL), afirma que através do subconsciente conseguimos mentalizar nossos objetivos, sonhos e trabalharmos para que isso se torne realidade.

Imagem ilustrativa da imagem Ex-engraxate ganha fama com palestras pelo mundo
Emerson em uma palestra: “Primeira coisa que eu preciso ter é propósito”. |  Foto: Wilton Junior

De acordo com o hipnoterapeuta, isso ocorre porque ao mandarmos informações positivas para a nossa mente e visualizar aquela meta como se fosse algo que já tivéssemos, o nosso subconsciente capta todas as informações, detalhadamente, e torna o caminho mais curto para o sucesso.

Isso só é possível graças à incapacidade dele de distinguir a realidade da imaginação, por isso a importância dos pensamentos positivos.

Para isso ele dá dicas: “A primeira coisa que eu preciso ter é propósito. O ser humano sem propósito não coloca energia vital nos seus objetivos. Segundo, é saber quem eu sou e qual é minha missão. Se não souber quem eu sou, qual a minha missão, não saberei definir propósitos”, aponta o especialista.

Ele acrescenta ainda que o terceiro passo é se aliar às pessoas que tenham o mesmo objetivo.

Pandemia faz rever agenda

Com a disseminação do coronavírus pelo mundo, a chegada do novo vírus ao Brasil e a primeira contaminação comunitária ocorrida em Linhares, o neurocientista e hipnoterapeuta Emerson Fregona diz que está revendo a agenda de palestras e conferências, já que algumas delas já foram canceladas, principalmente as que estavam previstas para ocorrer ainda neste mês de março, em Linhares.

Ele argumenta que vai observar o comportamento do vírus no território brasileiro e que aguarda, assim como toda a população mundial, as consequências da pandemia no exterior e também em todos os segmentos profissionais.

“Pretendo sim, continuar a atravessar o mundo com minhas palestras para o maior número de pessoas possíveis. Ser palestrante, para mim, representa liberdade, poder cumprir minha missão e não tem nada mais prazeroso na vida do que fazer aquilo a que a gente foi chamado, com uma convicção que ninguém tira. Poder atravessar fronteiras e levar isso para todos os lugares, para mim também é um privilégio”, declarou Fregona.

“Já me imaginei em tevês, rádios, teatros e em todos os lugares do planeta, falando para as pessoas sobre a possibilidade do desenvolvimento humano. Eu sou como aquele velho mendigo que, agora, está dizendo a todos aonde encontrar o pão. Estou numa missão que tem um propósito que é fazer com que as pessoas saibam que dentro de cada uma delas, elas têm tudo para viver e ter uma vida plena”.

E acrescenta: “Tenho buscado levar essa boa nova a todas as pessoas, de que é possível sim, ter uma vida plena. Não falo de riqueza, mas de qualidade de vida, e isso sim, é abundância, isso sim, é prosperidade. É fazer e ter dentro de si aquilo que se precisa para viver bem”.

Hipnose clínica para tratamento de doenças

Na clínica de Emerson Fregona, em Linhares, que possui auditório, além de cursos, palestras e outras atividades, ele revela que, como hipnoterapeuta clínico, possui mais três mil casos atendidos.

De acordo com Fregona, entre as principais queixas dos pacientes estão a ansiedade e a depressão. A depressão já é considerada uma doença do século. Já a ansiedade excessiva pode vir a atrapalhar a rotina do ser humano e se tornar um distúrbio mental.

Ele afirma que há outros traumas em que a hipnose clínica é indicada, tais como: fobias, ejaculação precoce, gagueira, entre outros. Fregona explica ainda que esse tratamento não dispensa o ambulatorial com o médico, entretanto, as doenças que possuem a base emocional como causa do problema são cuidadas por meio da hipnose clínica.

“Esse procedimento ocorre a partir do momento em que a pessoa permite entrar em transe, ou seja, ser induzido, através da hipnose ou auto-hipnose, de forma consciente, e acessar aquele conteúdo guardado no subconsciente ou nas suas memórias antigas, onde está a origem dos seus traumas”, pontuou o hipnoterapeuta.

Imagem ilustrativa da imagem Ex-engraxate ganha fama com palestras pelo mundo
Emerson durante evento em Linhares. |  Foto: Wilton Junior

Ele esclareceu também que, segundo estatísticas, somente 2% das pessoas não entram em transe, pois possuem psicopatologia sérias, e essas não são passíveis de hipnose.
“As demais pessoas consideradas normais, a cada uma hora e meia, entram em torno de oito minutos em transe, o que é algo natural, como dirigir, por exemplo. É uma ação que está no seu subconsciente e já se tornou algo real”, explicou.

Para ele, a hipnose é uma ferramenta poderosa, utilizada para compreender o motivo que levou o paciente à doença. “A partir do conteúdo acessado é possível dar um novo significado e resposta ao cérebro, eliminando aquilo que perturbava ou era um choque traumático”, admitiu.

Segundo Fregona, a hipnose auxilia o cérebro a lidar com essas adversidades emocionais. “O cérebro será reprogramado para que sejam eliminadas as barreiras emocionais do paciente e, por meio desse processo, é possível enxergar e resolver o problema de vez’, ressaltou o neurocientista.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: