Estudantes capixabas conquistam bicampeonato em rally de barcos solares
Formado por alunos da Ufes, Ifes e UVV, o Projeto Solares representou o Estado em competição com 13 outras equipes
Escute essa reportagem
Uma equipe de estudantes capixabas foi bicampeã em um rally de barcos movidos a energia solar, o Desafio Solar Brasil (DSB), neste domingo (6). A competição aconteceu em Niterói, no Rio de Janeiro, na última semana, e recebeu 13 equipes de diversos estados do Brasil.
O Solares é um projeto de extensão multidisciplinar da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), composto por 60 pessoas, tanto da universidade pública quanto do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e Universidade de Vila Velha (UVV). Os membros são voluntários e alunos dos cursos de engenharias, arquitetura, odontologia, psicologia, pedagogia, oceanografia, publicidade, administração e ciências contábeis.
Esta é a segunda vez que o “Poente”, como o barco capixaba se chama, conquista o pódio mais alto da competição - a última vez foi em 2018. Nas últimas participações, antes da pandemia, em 2020, e no ano passado, depois da volta do DSB, o projeto ficou em segundo e sexto lugar, respectivamente.
Para garantir o bicampeonato deste ano, o Capitão da equipe, Pedro Henrique Buzatto, 19 anos, aluno de Engenharia Elétrica, da Ufes, conta o que foi fundamental.
“Trabalhamos muito o ano todo, focamos em fazer um barco robusto que nunca quebrasse e em fazer diversos testes no mar. No total, foram três testes e eles nos ajudaram a descobrir os pontos fracos e fortes do Poente, o que foi crucial para conquistar a vitória no DSB", disse.
Depois de cinco anos da primeira vitória, essa conquista significa a recompensa de um trabalho árduo, segundo a Diretora Geral do Solares, Luiza Gramilich, 22 anos, aluna de Engenharia de Produção, na UVV.
“Todas as pessoas do nosso time colocam muito esforço no Projeto Solares. Ganhar esse reconhecimento faz a gente acreditar que podemos sempre mais, principalmente para a equipe de barcos, que trabalhou tanto desde o começo do ano para esse momento”, afirmou.
O DSB é um projeto de extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), inspirado pelo Frisian Solar Challenge, um campeonato mundial de barcos movidos à luz solar, realizado na Holanda. A competição foi criada para estimular o desenvolvimento de tecnologias e aplicações das fontes alternativas de energia em embarcações, através do esporte e educação em tecnologia e meio ambiental.
O Solares
O projeto nasceu em 2016, com alguns estudantes de Engenharia Elétrica e Mecânica, da Ufes.
Além do barco movido a energia solar, o Solares tem outras áreas de atuação:
- Social, com o projeto Girassol, que tem como objetivo levar, de forma simplificada, os temas de energia solar e sustentabilidade a estudantes do ensino médio e fundamental de escolas públicas e privadas.
- Off Grid (como é chamada a energia solar que não está ligada à rede elétrica), responsável pela Estação Solares, um ambiente de convivência, localizado na Ufes, capaz de carregar qualquer equipamento eletrônico, como notebook, celular ou tablet, a partir do uso da energia solar.
A Estação foi inaugurada em 2019, mas, por causa da pandemia, ficou sem manutenção. Com o fim das restrições, ainda não houve investimento para consertá-la, mas o time já está trabalhando para conquistar parcerias e garantir que o quiosque volte a funcionar.
- Os membros ainda estão focados no lançamento de um segundo jogo educativo sobre energia solar e em um evento externo sobre energia solar e sustentabilidade.
Comentários