Estudante de Vitória conquista medalha nos Jogos Escolares Brasileiros
Ele disputou o hexatlo, que é uma das provas do atletismo
Escute essa reportagem
O estudante Kayo Victor Barcelos Silva, da turma do 9º ano na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Orlandina D'Almeida Lucas, em São Cristóvão, conquistou a medalha de bronze nos Jogos Escolares Brasileiros (JEB's). O aluno disputou o hexatlo, que envolve correr 100 metros sobre barreiras, saltar em distância, fazer o arremesso de peso, salto em altura, lançamento de dardo e uma corrida de 800 metros rasos.
"Participar dessa competição foi uma experiência incrível, muito incrível mesmo. Eu pratico esporte desde os meus 7 anos. Eu fiz a seletiva em junho, ganhei em primeiro lugar no Espírito Santo e aí viajei para o JEB's. Com essa medalha, eu consegui uma vaga no bolsa atleta. Com isso, eu já me considero atleta profissional. Pretendo seguir carreira e quero isso. Se não como atleta, mas sempre ao redor do esporte, do atletismo, que é muito incrível", afirmou o estudante.
SOBRE A PROVA
A modalidade é uma somatória de seis provas e todos os resultados contam para a população final. A primeira prova é a corrida de 100 metros com barreiras, seguida do salto em distância. Nessas provas, ele ficou em 2º lugar. No primeiro dia de competição, ele ainda fez o arremesso de peso, conquistando o terceiro lugar.
No segundo dia de competição, nas provas de salto em altura e lançamento de dardo, novamente o jovem atleta ficou em terceiro lugar. Na última etapa, os 800 metros rasos, Kayo Victor ficou em primeiro lugar. Na somatória, conquistou a medalha de bronze.
"É uma prova cansativa, mas valeu a pena. A prova do hexatlo é por contagem de pontos, então eu sei em que posição eu vou ficar. Fui ficando ansioso porque na barreira e no salto em distância, eu fiquei em segundo em cada prova, no somatório, em primeiro. Depois, eu desci para terceiro, na quarta e na quinta prova, fiquei em terceiro de novo, na última, eu ganhei os 800 metros, mas fiquei em terceiro no geral", contou.
Ele afirma também que chorou quando soube que estaria no pódio.
"Competir é uma experiência incrível, muito frio na barriga, fiquei com a mão tremendo, muito concentrado. Quando vi que consegui medalha, eu fiquei tão feliz que cheguei a chorar, chorar muito, chorar bastante, porque foi uma experiência muito incrível", disse.
Comentários