X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Estado vai ter mais 200 bombeiros e 15 viaturas


Imagem ilustrativa da imagem Estado vai ter mais 200 bombeiros e 15 viaturas
Militares do Corpo de Bombeiros |  Foto: Divulgação / Governo do Estado

O Corpo de Bombeiros vai ter um acréscimo de cerca de 200 militares no efetivo a partir de dezembro deste ano. Além disso, mais 15 viaturas de combate a incêndio devem ser entregues a partir do final do ano à corporação para serem distribuídas aos batalhões do Estado. As informações são do assessor de comunicação do Corpo de Bombeiros, major Fábio Maurício Rodrigues Pereira.

Segundo ele, a ideia é instalar postos avançados para diminuir o tempo de resposta para ocorrências do Corpo de Bombeiros. Na segunda-feira (19), o incêndio em um apartamento na Praia do Canto, em Vitória, resultou na morte de um menino, de 4 anos.

Testemunhas do incêndio reclamaram da demora da corporação em chegar ao local da ocorrência . Na manhã de terça -feira(20), o coronel Roger Amaral, do Corpo de Bombeiros, explicou que “do acionamento até o local, a gente demorou 21 minutos de Vila Velha até aqui (local do incêndio). Nós deslocamos as guarnições de Vila Velha porque a de Vitória estava atendendo outra ocorrência”.

Major Maurício explicou que esses militares foram aprovados em concurso realizado no ano passado e estão participando do curso de formação.

“Começamos a capacitar esses bombeiros no ano passado e a previsão de conclusão era no final de julho, inicio de agosto deste ano. Por conta da pandemia, tivemos que interromper as aulas e isso postergou a conclusão do curso”, explicou ele. O curso é feito em cerca de 9 meses.

O assessor de comunicação informa que os 200 militares vão ingressar na corporação a partir de 17 de dezembro. Inicialmente, uma turma com 150 soldados vai ser a primeira a entrar para o quadro efetivo do Corpo de Bombeiros e os 50 restantes vão ingressar até o fim do primeiro semestre de 2021.

“Esses soldados que vão ingressar em 17 de dezembro são a mão de obra que a gente precisa para inaugurar os postos avançados”, contou ele.

Além dos soldados, há a necessidade de veículos e equipamentos. Assim, 15 viaturas de combate a incêndio vão ser entregues já a partir do final deste ano para compor essas unidades que vão prestar serviço na Grande Vitória e no interior do Estado.

A ideia é que elas fiquem estrategicamente localizadas em áreas que permitam as companhias e batalhões a reduzirem o tempo de resposta das ocorrências.

“O tempo resposta é o intervalo entre o chamado e o tempo para chegar ao local que precisa do socorro. Mas para isso não é só distribuir o efetivo. Tem outras variáveis, como congestionamento, que vão interferir nesse tempo”.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: