X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Estado alcança 90% de cobertura vacinal contra a gripe

O Espírito Santo foi o segundo estado do País a atingir a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde


 

Imagem ilustrativa da imagem Estado alcança 90% de cobertura vacinal contra a gripe
Estado atinge meta do Ministério da Saúde |  Foto: Divulgação/Sesa

O Espírito Santo alcançou a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde de 90% de cobertura vacinal dos grupos prioritários 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, iniciada em abril de 2021. O Estado é o segundo no País a atingir esse índice.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), os dados do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), atualizados nesta quarta-feira (02), mostram a cobertura de 90%.

Os grupos prioritários são aquelas pessoas mais vulneráveis á infecção pela Influenza. Fazem parte desse grupo crianças, idosos, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde.

No Estado, quatro dos seis grupos prioritários também alcançaram a meta, sendo eles: povos indígenas (109,4%), gestantes (99,3%), puérperas (98,4%) e crianças (96,8%). Idosos e trabalhadores da saúde apresentam, respectivamente, cobertura de 85,8% e 88,2%.

Para o subsecretário Estadual de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, é preciso comemorar a meta alcançada.

“No ano anterior, conseguimos doses a mais com o Ministério da Saúde e, com isso, foi possível ampliar a campanha para toda população com mais de seis meses de idade. Termos a meta de cobertura do grupo prioritário alcançada é um reflexo do esforço dos profissionais envolvidos na Campanha e também da adesão da população em entender a importância de se imunizar contra a Influenza”.

O subsecretário pontuou que uma nova campanha será iniciada este ano e destacou a importância de mesmo quem recebeu a dose por agora também se vacinar novamente.

“A vacina da Influenza é atualizada anualmente de acordo com os subtipos do vírus em circulação no país, por isso, independentemente daqueles que tomaram a vacina por agora ou mesmo no ano passado e fazem parte do grupo prioritário, é muito importante que participem da próxima Campanha, com data a ser confirmada pelo Ministério, para também atualizarmos a proteção contra o vírus”, ressaltou Reblin.

O Estado passa por uma epidemia de gripe, causada pelo subtipo H3N2, que causou neste ano a morte de sete pessoas. A vacina da nova campanha de imunização será atualizada com a cepa causadora dessa epidemia.

O Espírito Santo segue com a segunda melhor cobertura entre os 26 estados e o Distrito Federal, atrás apenas do Amapá, com 93,2%, além de ter a melhor cobertura dos estados da região Sudeste (Minas Gerais, com 79,2%; São Paulo, com 69,5% e; Rio de Janeiro, com 61,4%).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: