X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Estabelecimentos e municípios capixabas em busca de novos recordes

Veja exemplos de recordes alcançados ou almejados por capixabas no Guinness Book e no RankBrasil


Ouvir

Escute essa reportagem

Uma lanchonete que funciona sem parar 24 horas por dia, uma cidade que quer ter a maior goiabada, outra que batalha para ter a maior moqueca. Todos são exemplos de recordes alcançados ou almejados por capixabas no Guinness Book (mundial) e no RankBrasil (nacional). 

A Parada Ibiraçu Sfalsin, por exemplo,  é a lanchonete aberta por mais tempo ininterruptamente no Brasil, segundo o RankBrasil. Sem portas, a lanchonete funciona dia e noite há mais de 58 anos.

Imagem ilustrativa da imagem Estabelecimentos e municípios capixabas em busca de novos recordes
Thiago Pignaton, sócio-proprietário da rede de franquias Parada Ibiraçu, conta que a Parada Ibiraçu Sfalsin é a lanchonete aberta por mais tempo ininterruptamente no Brasil, segundo o RankBrasil. Sem portas, ela funciona dia e noite há mais de 58 anos |  Foto: Divulgação

O sócio-proprietário da rede de franquias Parada Ibiraçu, Thiago Pignaton, conta que a loja localizada no bairro São Cristóvão, em Ibiraçu, foi fundada em janeiro de 1965.

“Temos três lojas em Ibiraçu, três em Vitória e uma em Itamaraju (BA). Pretendemos chegar aos 60 anos com essa loja funcionando sem parar, já está perto. Temos outra que funciona há 20 anos assim em Ibiraçu e a da avenida Marechal Campos, em Vitória, há um ano”, afirma Thiago Pignaton.

Segundo o empresário, são mais de 100 combinações de sabores de pastéis, o carro-chefe da rede. “Agora temos massa colorida, a vermelha, de pimenta, e a verde, de cebola e salsa. A franquia tenta manter o maior horário de atendimento possível, pois os clientes já sabem que podem contar com a gente”.

E por falar em sabores, em Conceição da Barra, Norte do Estado, no dia 1º de julho a cidade pretende bater o recorde de maior moqueca do mundo. 

De acordo com o secretário de Turismo da cidade, Roberto Malacarne, o objetivo é superar o próprio recorde registrado no Guinness Book em 2019.

Ele explica que o tamanho da panela é que é avaliado. “Em 2019 foram 1,51 metro de diâmetro  e 300 kg de peixe. Este ano, já encomendamos com as paneleiras de Goiabeiras, em Vitória, uma panela ainda maior de 1,53m a 1,55m e 300 kg de peixe”, afirma.

De acordo com Roberto Malacarne, o pedido de registro é feito em parceria com a Secretaria de Estado do Turismo (Setur), que entra em contato com o Guiness.

 “São cerca de 35 pessoas envolvidas no preparo da moqueca. O peixe nós adquirimos na colônia de pescadores aqui”, destaca Malacarne.

Fique por dentro

Maior goiabada do mundo em Venda Nova

Imagem ilustrativa da imagem Estabelecimentos e municípios capixabas em busca de novos recordes
Maior goiabada do mundo em Venda Nova |  Foto: Divulgação

A maior goiabada do mundo foi feita em Venda Nova do Imigrante, região serrana, em maio de 2000. 

O doce, preparado para a comemoração do aniversário da cidade, pesava 555 kg e media 1,5m de comprimento, 70cm de largura e foi certificado pelo Guinness Book.

 O município bateu o próprio recorde, em 2010, e fez a mesma iguaria com 600 quilos, mas sem registro no Livro dos Recordes. Para 2024,   pretende novamente bater o recorde mundial com uma goiabada de 700 quilos.

MAIOR TEMPO FAZENDO EMBAIXADINHAS 

Imagem ilustrativa da imagem Estabelecimentos e municípios capixabas em busca de novos recordes
Deverson Cruz |  Foto: Divulgação

No dia 11 de outubro de 2005, em um shopping de Vila Velha, o capixaba Deverson Cruz quebrou um recorde que ainda não foi superado. O atleta teve o recorde homologado com o maior tempo em embaixadinha no adulto masculino, na modalidade parada.

Foram 28 horas, 40 minutos e 44 segundos com a bola no pé ininterruptamente. Com a marca, Deverson bateu o recorde do catarinense Martinho Orige, que havia feito 19 horas e 30 minutos de embaixadinhas.

Brejetuba tem o maior café coado 

Imagem ilustrativa da imagem Estabelecimentos e municípios capixabas em busca de novos recordes
Brejetuba tem o maior café coado |  Foto: Divulgação

A cidade de Brejetuba, na região serrana do Estado, entrou para o RankBrasil pelo maior café coado do País. Foram mais de 8,2 mil litros de água e 580 quilos de café torrado e moído, em 13 de agosto de 2011.

O município produziu, ao todo, 8.260 litros de café, nas mesmas proporções de uma bebida normal, seguindo as recomendações da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: