Estabelecimentos e municípios capixabas em busca de novos recordes
Veja exemplos de recordes alcançados ou almejados por capixabas no Guinness Book e no RankBrasil
Escute essa reportagem
Uma lanchonete que funciona sem parar 24 horas por dia, uma cidade que quer ter a maior goiabada, outra que batalha para ter a maior moqueca. Todos são exemplos de recordes alcançados ou almejados por capixabas no Guinness Book (mundial) e no RankBrasil (nacional).
A Parada Ibiraçu Sfalsin, por exemplo, é a lanchonete aberta por mais tempo ininterruptamente no Brasil, segundo o RankBrasil. Sem portas, a lanchonete funciona dia e noite há mais de 58 anos.
O sócio-proprietário da rede de franquias Parada Ibiraçu, Thiago Pignaton, conta que a loja localizada no bairro São Cristóvão, em Ibiraçu, foi fundada em janeiro de 1965.
“Temos três lojas em Ibiraçu, três em Vitória e uma em Itamaraju (BA). Pretendemos chegar aos 60 anos com essa loja funcionando sem parar, já está perto. Temos outra que funciona há 20 anos assim em Ibiraçu e a da avenida Marechal Campos, em Vitória, há um ano”, afirma Thiago Pignaton.
Segundo o empresário, são mais de 100 combinações de sabores de pastéis, o carro-chefe da rede. “Agora temos massa colorida, a vermelha, de pimenta, e a verde, de cebola e salsa. A franquia tenta manter o maior horário de atendimento possível, pois os clientes já sabem que podem contar com a gente”.
E por falar em sabores, em Conceição da Barra, Norte do Estado, no dia 1º de julho a cidade pretende bater o recorde de maior moqueca do mundo.
De acordo com o secretário de Turismo da cidade, Roberto Malacarne, o objetivo é superar o próprio recorde registrado no Guinness Book em 2019.
Ele explica que o tamanho da panela é que é avaliado. “Em 2019 foram 1,51 metro de diâmetro e 300 kg de peixe. Este ano, já encomendamos com as paneleiras de Goiabeiras, em Vitória, uma panela ainda maior de 1,53m a 1,55m e 300 kg de peixe”, afirma.
De acordo com Roberto Malacarne, o pedido de registro é feito em parceria com a Secretaria de Estado do Turismo (Setur), que entra em contato com o Guiness.
“São cerca de 35 pessoas envolvidas no preparo da moqueca. O peixe nós adquirimos na colônia de pescadores aqui”, destaca Malacarne.
Fique por dentro
Maior goiabada do mundo em Venda Nova
A maior goiabada do mundo foi feita em Venda Nova do Imigrante, região serrana, em maio de 2000.
O doce, preparado para a comemoração do aniversário da cidade, pesava 555 kg e media 1,5m de comprimento, 70cm de largura e foi certificado pelo Guinness Book.
O município bateu o próprio recorde, em 2010, e fez a mesma iguaria com 600 quilos, mas sem registro no Livro dos Recordes. Para 2024, pretende novamente bater o recorde mundial com uma goiabada de 700 quilos.
MAIOR TEMPO FAZENDO EMBAIXADINHAS
No dia 11 de outubro de 2005, em um shopping de Vila Velha, o capixaba Deverson Cruz quebrou um recorde que ainda não foi superado. O atleta teve o recorde homologado com o maior tempo em embaixadinha no adulto masculino, na modalidade parada.
Foram 28 horas, 40 minutos e 44 segundos com a bola no pé ininterruptamente. Com a marca, Deverson bateu o recorde do catarinense Martinho Orige, que havia feito 19 horas e 30 minutos de embaixadinhas.
Brejetuba tem o maior café coado
A cidade de Brejetuba, na região serrana do Estado, entrou para o RankBrasil pelo maior café coado do País. Foram mais de 8,2 mil litros de água e 580 quilos de café torrado e moído, em 13 de agosto de 2011.
O município produziu, ao todo, 8.260 litros de café, nas mesmas proporções de uma bebida normal, seguindo as recomendações da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic).
Comentários