X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Especialistas explicam o que faz inverno ser rigoroso

Países com maiores latitudes, que é a distância em relação à linha do Equador, têm as menores temperaturas do mundo


Imagem ilustrativa da imagem Especialistas explicam o que faz  inverno ser rigoroso
Canal congelado pela neve é usado para esquiar em Copenhague, capital da Dinamarca, durante inverno rigoroso |  Foto: Reprodução

Capixabas relatam que, no inverno, temperaturas no Canadá chegam a -40ºC, na Alemanha, -15ºC e na Irlanda, -8ºC. Mas o que é determinante para que esses períodos sejam  tão rigorosos?

Primeiro, é preciso entender o que é a neve. Segundo a meteorologista da Climatempo Josélia Pegorim, a neve é um fenômeno meteorológico definido como um tipo de precipitação sólida, diferente da chuva, que é precipitação líquida.

Veja mais notícias sobre Cidades aqui

Josélia Pegorim observa que, para ter a formação de neve, “é preciso que tenhamos muita umidade e temperaturas muito baixas, abaixo de 0°C, em camadas de ar próximas ao solo e também em altitudes acima da superfície”.

A meteorologista destaca: “É preciso ter a combinação de ar muito úmido e frio intenso para formar nuvens que podem conter neve”.

Doutor em Geografia e pesquisador do Instituto de Estudos Climáticos   (IEC) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes),  Wesley de Souza Campos Correa explicou  que  o principal fator para as baixas temperaturas  é a latitude.

“Quanto maior a latitude, menores serão as temperaturas. Logo, nos países com maiores latitudes, por exemplo, Alemanha, Irlanda, Finlândia e Canadá, as temperaturas serão menores, pois estarão mais próximos aos polos (no caso, ao polo norte)”, afirma o pesquisador.

Latitude é a distância em graus em relação à  linha do Equador. Ela  é uma linha  imaginária que divide o planeta em hemisfério norte e hemisfério sul.

Já a longitude é a distância em graus em relação ao meridiano de Greenwich, que tem esse nome devido a um bairro inglês. Com base nele, são calculados os fusos horários, e o globo terrestre é “dividido” em dois hemisférios: Leste e Oeste.

Inclinação

Mas por qual motivo o inverno no Brasil não é tão rigoroso? “O fator novamente é a latitude. Nós estamos em uma região tropical (região da Terra onde há maior incidência de radiação solar)”, afirma o pesquisador.

Wesley Correa explica ainda por que enquanto é inverno no hemisfério sul, os EUA, Canadá e Europa, que estão no hemisfério norte, sofrem com altas temperaturas. 

“É devido à inclinação da Terra, fazendo com que a radiação não atinja diretamente e igualmente os dois hemisférios. Logo, quando a Terra está inclinada para o polo sul, a radiação atinge mais o hemisfério sul e vice-versa”, destaca.

Sensação de mais frio

A proximidade do polo norte ou polo sul, a probabilidade da formação de neve, a latitude e a longitude. Além de todos esses fatores, ainda existe um “agravante” que pode aumentar o frio que a pessoa sente: a sensação térmica.

Entre os fatores que interferem nessa sensação  estão o vento, a temperatura real do ar e a umidade relativa do ar.

O professor de Geografia pós-graduado em Gestão Escolar Thiago Fontes exemplifica que é aquela sensação  referente à temperatura do local, que parece  mais  baixa no inverno do que as registradas pelos termômetros.

“Ela vai variar de acordo também com a umidade daquele local, ou seja, se  estiver no inverno, chove pouco, consequentemente tem menos umidade,  menos evaporação de água e menos formação de nuvens”, destaca o professor.

Thiago Fontes explica que a radiação solar que incide na superfície da Terra durante o dia não será retida em forma de calor, uma vez que não há tanta formação de nuvens como no verão.

“A radiação solar se dissipa rapidamente e vai fazer com que as temperaturas caiam mais rápido. Então, vai ter ali na superfície terrestre uma temperatura, que é bem mais baixa do que a temperatura realmente mostrada pelos termômetros”, afirma Thiago.

O professor explica que é “por isso que a gente pensa que está muito mais frio. Você tem uma perda muito grande ali dos raios solares para a atmosfera”.

Curiosidades

Espírito Santo

Não há comprovação por parte dos órgãos de meteorologia da ocorrência de neve no Estado.

porém, é comum haver registros de temperaturas negativas.

Na madrugada de 20 de maio, em registro feito por Ivan Souza e publicado nas redes sociais, a temperatura chegou a -1,8ºC no  Parque Nacional do Caparaó.

a vegetação ficou coberta de gelo na região, na manhã de 19 de maio.

Segundo a   meteorologista da Climatempo Josélia Pegorim, dos locais onde  o Instituto Nacional de Meteorologia possui estações meteorológicas, a mais elevada é a de Santa Teresa, que fica a cerca de  976 metros de altitude. Já a estação de Venda Nova do Imigrante fica a 722 metros de altitude.

Temperaturas

Santa Teresa: média estimada de temperatura mínima nos meses de junho, julho e agosto varia de 14°C a 16°C. A média estimada da temperatura máxima varia de 22°C  a 24°C.

Venda Nova do Imigrante: a média estimada de temperatura mínima nos meses de junho, julho e agosto varia de 13°C a 14°C. A média estimada da temperatura máxima fica em torno de 23°C.

Brasil

As cidades mais frias do País estão localizadas no Sul, na serra catarinense, pois possuem as menores médias de temperatura. Alguns exemplos: 

Urupema (SC), Urubici (SC), São Joaquim (SC), São José dos Ausentes (RS), Bom Jesus (RS).

Em São Joaquim (SC), por exemplo, a média de temperatura mínima no inverno (junho, julho e agosto) fica entre 5°C e 7°C e a média de temperatura máxima, entre 14°C e 17°C.

Já nevou neste ano 

Nevou no Brasil! Foi no dia 19 de abril deste ano,  em Santa Catarina. A neve (flocos formados por cristais de gelo) ocorreu à noite,  com uma chuva congelada (água que chega ao chão em estado sólido), segundo o  Centro de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia local.

O fenômeno ocorreu em Bom Jardim da Serra (à direita).  

Registros

No Brasil, a queda de neve é observada em geral nos estados do Sul, com a maioria dos eventos ocorrendo nas serras gaúcha e catarinense, principalmente no inverno.

Porém, já houve registro no outono e na primavera (até no começo de novembro, em 2022). 

Há registros muito eventuais de queda de neve em São Paulo, na região do Parque Nacional do Itatiaia, no Rio de Janeiro, e no Sul de Minas Gerais. 

há até  menções de queda da neve  na região de Brasília e no Parque nacional do Caparaó, na divisa de Estado  com Minas, mas não há comprovação técnica.

Leia mais:

Advogada ferida com pedra vai passar por nova cirurgia

Festa julina na casa do governador

Pais devem ensinar filhos a lidarem com o bullying, orientam especialistas

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: