Especialistas explicam o que faz inverno ser rigoroso
Países com maiores latitudes, que é a distância em relação à linha do Equador, têm as menores temperaturas do mundo

Capixabas relatam que, no inverno, temperaturas no Canadá chegam a -40ºC, na Alemanha, -15ºC e na Irlanda, -8ºC. Mas o que é determinante para que esses períodos sejam tão rigorosos?
Primeiro, é preciso entender o que é a neve. Segundo a meteorologista da Climatempo Josélia Pegorim, a neve é um fenômeno meteorológico definido como um tipo de precipitação sólida, diferente da chuva, que é precipitação líquida.
Veja mais notícias sobre Cidades aqui
Josélia Pegorim observa que, para ter a formação de neve, “é preciso que tenhamos muita umidade e temperaturas muito baixas, abaixo de 0°C, em camadas de ar próximas ao solo e também em altitudes acima da superfície”.
A meteorologista destaca: “É preciso ter a combinação de ar muito úmido e frio intenso para formar nuvens que podem conter neve”.
Doutor em Geografia e pesquisador do Instituto de Estudos Climáticos (IEC) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Wesley de Souza Campos Correa explicou que o principal fator para as baixas temperaturas é a latitude.
“Quanto maior a latitude, menores serão as temperaturas. Logo, nos países com maiores latitudes, por exemplo, Alemanha, Irlanda, Finlândia e Canadá, as temperaturas serão menores, pois estarão mais próximos aos polos (no caso, ao polo norte)”, afirma o pesquisador.
Latitude é a distância em graus em relação à linha do Equador. Ela é uma linha imaginária que divide o planeta em hemisfério norte e hemisfério sul.
Já a longitude é a distância em graus em relação ao meridiano de Greenwich, que tem esse nome devido a um bairro inglês. Com base nele, são calculados os fusos horários, e o globo terrestre é “dividido” em dois hemisférios: Leste e Oeste.
Inclinação
Mas por qual motivo o inverno no Brasil não é tão rigoroso? “O fator novamente é a latitude. Nós estamos em uma região tropical (região da Terra onde há maior incidência de radiação solar)”, afirma o pesquisador.
Wesley Correa explica ainda por que enquanto é inverno no hemisfério sul, os EUA, Canadá e Europa, que estão no hemisfério norte, sofrem com altas temperaturas.
“É devido à inclinação da Terra, fazendo com que a radiação não atinja diretamente e igualmente os dois hemisférios. Logo, quando a Terra está inclinada para o polo sul, a radiação atinge mais o hemisfério sul e vice-versa”, destaca.
Sensação de mais frio
A proximidade do polo norte ou polo sul, a probabilidade da formação de neve, a latitude e a longitude. Além de todos esses fatores, ainda existe um “agravante” que pode aumentar o frio que a pessoa sente: a sensação térmica.
Entre os fatores que interferem nessa sensação estão o vento, a temperatura real do ar e a umidade relativa do ar.
O professor de Geografia pós-graduado em Gestão Escolar Thiago Fontes exemplifica que é aquela sensação referente à temperatura do local, que parece mais baixa no inverno do que as registradas pelos termômetros.
“Ela vai variar de acordo também com a umidade daquele local, ou seja, se estiver no inverno, chove pouco, consequentemente tem menos umidade, menos evaporação de água e menos formação de nuvens”, destaca o professor.
Thiago Fontes explica que a radiação solar que incide na superfície da Terra durante o dia não será retida em forma de calor, uma vez que não há tanta formação de nuvens como no verão.
“A radiação solar se dissipa rapidamente e vai fazer com que as temperaturas caiam mais rápido. Então, vai ter ali na superfície terrestre uma temperatura, que é bem mais baixa do que a temperatura realmente mostrada pelos termômetros”, afirma Thiago.
O professor explica que é “por isso que a gente pensa que está muito mais frio. Você tem uma perda muito grande ali dos raios solares para a atmosfera”.
Curiosidades
Espírito Santo
Não há comprovação por parte dos órgãos de meteorologia da ocorrência de neve no Estado.
porém, é comum haver registros de temperaturas negativas.
Na madrugada de 20 de maio, em registro feito por Ivan Souza e publicado nas redes sociais, a temperatura chegou a -1,8ºC no Parque Nacional do Caparaó.
a vegetação ficou coberta de gelo na região, na manhã de 19 de maio.
Segundo a meteorologista da Climatempo Josélia Pegorim, dos locais onde o Instituto Nacional de Meteorologia possui estações meteorológicas, a mais elevada é a de Santa Teresa, que fica a cerca de 976 metros de altitude. Já a estação de Venda Nova do Imigrante fica a 722 metros de altitude.
Temperaturas
Santa Teresa: média estimada de temperatura mínima nos meses de junho, julho e agosto varia de 14°C a 16°C. A média estimada da temperatura máxima varia de 22°C a 24°C.
Venda Nova do Imigrante: a média estimada de temperatura mínima nos meses de junho, julho e agosto varia de 13°C a 14°C. A média estimada da temperatura máxima fica em torno de 23°C.
Brasil
As cidades mais frias do País estão localizadas no Sul, na serra catarinense, pois possuem as menores médias de temperatura. Alguns exemplos:
Urupema (SC), Urubici (SC), São Joaquim (SC), São José dos Ausentes (RS), Bom Jesus (RS).
Em São Joaquim (SC), por exemplo, a média de temperatura mínima no inverno (junho, julho e agosto) fica entre 5°C e 7°C e a média de temperatura máxima, entre 14°C e 17°C.
Já nevou neste ano
Nevou no Brasil! Foi no dia 19 de abril deste ano, em Santa Catarina. A neve (flocos formados por cristais de gelo) ocorreu à noite, com uma chuva congelada (água que chega ao chão em estado sólido), segundo o Centro de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia local.
O fenômeno ocorreu em Bom Jardim da Serra (à direita).
Registros
No Brasil, a queda de neve é observada em geral nos estados do Sul, com a maioria dos eventos ocorrendo nas serras gaúcha e catarinense, principalmente no inverno.
Porém, já houve registro no outono e na primavera (até no começo de novembro, em 2022).
Há registros muito eventuais de queda de neve em São Paulo, na região do Parque Nacional do Itatiaia, no Rio de Janeiro, e no Sul de Minas Gerais.
há até menções de queda da neve na região de Brasília e no Parque nacional do Caparaó, na divisa de Estado com Minas, mas não há comprovação técnica.
Leia mais:
Advogada ferida com pedra vai passar por nova cirurgia
Festa julina na casa do governador
Pais devem ensinar filhos a lidarem com o bullying, orientam especialistas
Comentários