Escalada ajuda a emagrecer e ganha novos praticantes
Segundo instrutores, a atividade melhora a força, a mobilidade e ainda traz benefícios psicológicos e interação entre pais e filhos
Escute essa reportagem
Cada vez mais popular no Brasil e no Espírito Santo, a escalada indoor é sinônimo de aventura, adrenalina, diversão, desafios e também de saúde. O esporte pode garantir aos adeptos vários benefícios, entre eles a perda de peso.
Por conta das vantagens e também pela diversão que proporciona, a escalada indoor tem conquistado novos praticantes, que dizem ter gostado do desafio.
É o caso do estudante Lucas Sobreira Oliveira, de 16 anos. Acompanhado de seu irmão, o professor Saulo Sobreira Vieira, de 37 anos, ele foi até a Toca Escalada Indoor, academia especializada no esporte, pela primeira vez para sentir o gostinho de aventura.
“Achei maravilhosa a parte da escalada. Eu tinha muita curiosidade de saber como é o esporte de escalada, onde as pessoas escalam montanhas reais. Vim aqui hoje testar e senti a mesma sensação de poder subir, usar o raciocínio para colocar o pé no lugar certo. É muito desafiador”, afirma.
Segundo o instrutor da Toca Escalada Indoor Luan Freire Pena, é possível perder peso com a prática do esporte, aliada a atividades de fortalecimento muscular, importantes para que o atleta consiga executar os movimentos com maior resistência física.
“Medindo a intensidade certa, a pessoa consegue ter um resultado bom para fins de emagrecimento. Além disso, o treinamento funcional, que é um treino bem dinâmico onde se trabalha resistência, potência, força e equilíbrio, pode agregar bastante. Tem praticantes que já perderam até sete quilos”.
O também instrutor da Toca Escalada Indoor Felipe Vieira Soares Alves afirma que pessoas de qualquer idade podem praticar a atividade e informa que o esporte estimula a movimentação de todo o corpo, gerando vários benefícios à saúde.
“Ele melhora a força, a técnica e a mobilidade, traz benefícios psicológicos por conta da superação e maior interação entre os pais e os filhos que vêm para cá praticar”.
Felipe conta também que a escalada ainda tem um viés fisioterapêutico.
“A escalada possibilita uma melhora tanto na mobilidade quanto na resistência da pessoa. Existe escalada para quem é paraplégico ou deficiente auditivo e essas pessoas conseguem escalar com aparatos que proporcionam a prática do esporte”, complementa.
Aventura
Treinando para escalar
A tatuadora Leonora Fantecelle, de 28 anos, e o seu irmão Vitor Hugo, de apenas 11 anos, se divertiram bastante praticando escalada indoor pela primeira vez.
Ela conta que tinha vontade de praticar o esporte radical e um amigo indicou um lugar para começar. “Ele me incentivou a vir aqui porque acha que é um bom início. Daí eu trouxe meu irmão também, que estava ansioso para vir. Achamos maravilhoso”.
Paixão por esportes
O servidor público Carlos Soares, de 40 anos, levou a filha Helena, de apenas 7 anos, para escalar pela primeira vez. Ele conta que a menina ama fazer atividades físicas.
“Fiquei sabendo pelas redes sociais. Daí mostrei a ela, que já fez tirolesa, pratica jiu-jítsu há quatro anos, já fez balé, e está aqui se divertindo bastante”, contou Carlos.
Comentários