X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

ES já registra 15 baleias mortas e preocupa comunidade científica


Imagem ilustrativa da imagem ES já registra 15 baleias mortas e preocupa comunidade científica
Baleia jubarte morta |  Foto: Divulgação/ Instituto Orca

Com mais uma baleia jubarte encontrada no Parque de Setiba, em Guarapari, na manhã de quarta-feira (18), sobe para 15 o número de baleias mortas em praias do Espírito Santo durante a temporada deste ano, o que despertou a preocupação da comunidade científica.

É que restando quase dois meses para encerrar o período migratório da espécie, a morte elevada dos animais pode estar relacionada à alterações oceanográficas e climáticas que estão afetando a saúde das baleias.

“As mudanças climáticas ou oceanógrafas podem ter alterado o ciclo da cadeia alimentar das jubartes. Essas baleias que migram para a costa brasileira de maio a setembro e chegam ao litoral capixaba costumam se alimentar de pequenos peixes e crustáceos antes da migração e ficam seis meses sem comer. Sem a nutrição adequada, podem morrer durante o percurso”, explica o presidente do Instituto Orca, Lupércio Barbosa.

“De sexta-feira até quarta foram quatro baleias mortas, sendo duas em Guarapari, uma em Presidente Kennedy e outra em Marataízes. O número só aumenta e isso nos preocupa, já que a temporada de baleias no nosso litoral ainda tem quase dois meses pela frente”, completou. 

Imagem ilustrativa da imagem ES já registra 15 baleias mortas e preocupa comunidade científica
Baleia jubarte morta em Guarapari |  Foto: Divulgação/ Instituto Orca

No Brasil, o número de jubartes mortas já chega a 130. Em 2010 houve um fenômeno parecido, quando 45 animais morreram no Estado e cerca de 200 no País. A conclusão de tantas mortes foi a desnutrição dos animais durante a migração para a costa brasileira.

“Quando tantas mortes aconteceram em 2010, chegamos a conclusão quase três anos depois, durante vários encontros de pesquisadores, que foi a falta de nutrientes que causou a morte de tantas baleias. A maioria estava com situação parecida e se tratavam de animais magros, com parasitas na pele, o que indica um problema de imunidade baixa”, esclarece Lupércio.

Os animais encontrados mortos nas praias passam pelo procedimento de necrópsia, onde são coletadas amostras das jubartes para o estudo de identificação da morte. “As baleias mortas este ano ainda estão em investigação e depende do resultado dos laboratórios para atestarmos as hipóteses apontadas”, conclui Lupércio.

Mortes dos animais

  • Em menos de uma semana foram registrados quatro encalhes no litoral sul do Espírito Santo, totalizando 15 desde o início do processo de migração das baleias para o País, que compreende de maio a setembro.
  • De sexta-feira até quarta foram encontradas duas baleias jubartes em Guarapari, uma em Presidente Kennedy e outra em Marataízes, no Sul do Estado.
  • A baleia encontrada morta na manhã de quarta foi mais uma baleia jubarte juvenil fêmea. Ela pesava 13,8 toneladas e tinha 9,80 metros de comprimento. Foi encontrada no Parque de Setiba, em Guarapari.
  • No Brasil o número de jubartes mortas já chega a 130. Em 2010 houve um fenômeno parecido, quando 45 animais morreram no Estado e cerca de 200 no País.
  • Em 2010 a conclusão de tantas mortes foi a desnutrição dos animais durante a migração para a costa brasileira.
  • Este ano, com o número alto de baleias mortas, existe a hipótese de que as jubartes estão sem a nutrição adequada, causando a morte durante o percurso

Fonte: Instituto Orca

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: