Entulhos de quiosques precoupam moradores em Vila Velha
Escute essa reportagem
As demolições dos quiosques da Orla de Itaparica tiveram início no dia 3 de fevereiro deste ano, mas os entulhos dessas construções continuam amontoados na areia da praia. A cena chama atenção e preocupa moradores, principalmente por conta da saúde e segurança de quem frequenta o local.
De acordo com o vice-presidente da Associação de Moradores de Coqueiral de Itaparica, a Prefeitura de Vila Velha deveria ter feito um cronograma antes da demolição.
"Todo mundo já sabia que iam derrubar os quiosques, a prefeitura apressou a demolição. Na minha visão, eles deveriam ter criado um cronograma para assim que que derrubassem, recolhessem os entulhos. Porque os moradores estão preocupados principalmente com a segurança das pessoas. Cacos de azulejo, vergalhões, vidros, pedaços de concreto, tudo isso vira um risco para quem precisa passar por ali".
Outro Lado
Em nota, a Prefeitura de Vila Velha afirma que o trabalho de aterro e regularização da areia (local do antigos quiosques) deverão ser finalizados até o final de fevereiro, pois o serviço tem sido feito simultaneamente com as demolições. A previsão é que a retirada do entulho seja feita até o dia 22 deste mês.

Segundo a administração, até esta quarta-feira (12) foram demolidos 39 quiosques (três haviam sido demolidos em novembro de 2019 e os outros 36 nesse prazo judicial que começou a ocorrer no dia 3 de fevereiro) e que, até sexta-feira (14), a etapa de demolição dos quiosques restantes será concluída.
"Todos os resíduos estão sendo destinados de forma correta para o local licenciado pelo Instituto Estadual do Meio Ambiente (IEMA). O município mantém diariamente equipes de limpeza urbana na orla realizando os serviços como varrição, capina e recolhimento de lixos. A Guarda Municipal continua com o patrulhamento preventivo ordinário ao longo da orla", diz o pronunciamento.
Comentários