Entenda o significado das novas palavras e expressões
“Isca de raiva”, “parassocial”, “seis sete” e “vibe coding” foram eleitas as mais populares do mundo por dicionários
Vindas diretamente das redes sociais, “isca de raiva”, “parassocial”, “seis sete” e “vibe coding” foram eleitas as palavras e expressões mais populares do mundo em 2025.
Elas foram escolhidas por dicionários internacionais, que fazem uma lista anual. O comunicólogo e jornalista José Antônio Martinuzzo explica a popularização de termos utilizados no mundo virtual.
“Pela primeira vez na história, os humanos experimentam a vida em duas dimensões existenciais, a presencial e a digital. A digitalidade, apesar de limitada, oferece condições de exercício de alguns de nossos sentidos mais importantes, como a visão e a audição, além de se firmar como espaço de trocas e de laços sociais os mais diversos”.
O dicionário de Cambridge, do Reino Unido, elegeu “parassocial” como a palavra do ano. Apesar de ter sua origem em 1956, o termo ganhou um novo contexto de uso.
“Ele mantém seu significado e voltou à cena com força para nomear um fenômeno atual, a cultura dos influencers, herdeiro do culto aos ídolos. Se antes era usado para se referir à relação de fã com artistas e celebridades da TV, hoje alude à conexão febril entre seguidores e influenciadores”, explica.
Para a professora do Departamento de Línguas Vernáculas (DLV/UFES) e coordenadora do Neoscópio - Laboratório de Neologisnos, Ana Maria Ribeiro de Jesus, o que dita o uso de uma palavra são os fenômenos socioculturais.
É o caso também de “six-seven” (ou em português, “seis-sete”), que foi eleita pelo Dictionary.com como a palavra do ano.
A expressão tem origem numa música de rap e viralizou entre a geração Alfa (nascidos entre 2010 e 2025).
“Nos anos 2000, a palavra 'piriguete' veio de uma música. Ela está dicionarizada e até hoje é usada”, observa.
Já a Oxford University Press elegeu “rage bait”, ou “isca de raiva” em português, como a palavra de 2025. “Este é um exemplo de neologismo por empréstimo, quando uma palavra de outro idioma é incorporada ao português. E esses dois usos, o empréstimo e a tradução do termo, ficam em uma concorrência até o uso demonstrar qual deles vai ser selecionado”.
Por fim, a expressão “Vibe coding” foi a escolhida pelo Dicionário Collins. “É uma palavra que representa a popularização da Inteligência Artificial”, analisa.
Saiba Mais
“Parassocial”
Dicionário
O dicionário de Cambridge, do Reino Unido, elegeu “parassocial” como a palavra do ano. Outra que teve um impacto foi “slop”, que significa conteúdo de má qualidade gerado por Inteligência Artificial. Cerca de 6 mil palavras foram adicionadas este ano.
Significado
Refere-se ao comportamento de seguidor perante influenciadores. É uma atualização de relação de fã com ídolo, segundo a nomenclatura e os hábitos da digitalidade, também movimentada pela economia da influência.
Origem
O termo remonta a 1956, quando os sociólogos Donald Horton e Richard Wohl observaram que os telespectadores desenvolviam relações parassociais com personalidades da TV, que eram vistas da mesma forma que amigos ou familiares.
Exemplo
Quem nunca ouviu (ou disse) algo como: “Tal influenciador jamais faria isso” mesmo sem ele nunca ter respondido um story seu ou saber quem você é.
“Seis-sete”
Dicionário
Escolhida pelo Dictionary.com, dicionário on-line de língua inglesa.
Significado
Expressão que pode significar “mais ou menos”, “talvez isso, talvez aquilo”. Ou simplesmente não significar nada, sendo eloquente do vazio de sentido que atravessa o espírito do tempo e muitos dos laços que se efetivam nas redes.
Origem
Surgiu a partir da música “Doot Doot”, do rapper Skrilla, que viralizou no TikTok e rapidamente se espalhou por escolas e redes.
“Isca de raiva” (ou em inglês, “rage bait”)
Dicionário
Foi eleita a palavra do ano pela Oxford University Press. Ela superou outros dois finalistas: “aura farming”, ligado à construção de percepções positivas na internet, e “biohack”, associado à otimização do desempenho físico. As três expressões passaram por votação pública.
Significado
refere-se a conteúdos feitos para despertar sentimentos raivosos e promover atitudes litigantes. A beligerância (estado de quem está em conflito) é uma isca para capturar e negociar foco no mercado de atenção que virou o negócio das redes sociais.
Origem
O termo surgiu em fóruns da internet (Usenet) em 2002, numa postagem que descrevia a reação de um motorista que, ao ser provocado por outro, era levado à irritação.
Exemplo
Esse mecanismo lembra o do “clickbait”, em que um título atrai o leitor para um artigo. No caso da “isca de raiva”, porém, o objetivo é irritar.
“Vibe coding”
Dicionário
Eleita pelo Dicionário Collins. Esse termo venceu outros bem cotados: “clanker” (termo pejorativo para IA), “glaze” (elogiar ou bajular alguém de forma excessiva) e “aura farming”.
Significado
refere-se ao uso “amadorístico” e cada vez mais popular de recursos da Inteligência Artificial para construção de aplicativos que atendam a necessidades básicas do cotidiano. Surge no contexto de popularização da Inteligência Artificial.
Origem
Foi cunhado em fevereiro por Andrej Karpathy, ex-diretor de IA da Tesla e engenheiro fundador da OpenAI.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários