X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Enfermeiros prometem novo protesto nesta sexta-feira

Com cartazes, apitos e mini trio elétrico, eles ainda avaliam se irão se deslocar até o Palácio Anchieta


Ouvir

Escute essa reportagem

Após a decisão que suspendeu o piso salarial de enfermeiros, de R$ 4.750, profissionais da área vão fazer um novo protesto nesta sexta-feira (09), às 16h, no centro de Vitória.

O anúncio foi feito pelo Sindicato dos Enfermeiros do Estado, Sindicato dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, Conselho Regional de Enfermagem e demais entidades da área. O ato terá concentração na Praça Costa Pereira.

Com cartazes, apitos e mini trio elétrico, eles ainda avaliam se irão se deslocar até o Palácio Anchieta.

O ato será em defesa do Piso Salarial Nacional da Enfermagem, após concessão da suspensão provisória dos efeitos da Lei 14.434/2022, pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso. A lei é de autoria do senador capixaba Fabiano Contarato.

O protesto faz parte da agenda nacional de lutas aprovada pela Federação Nacional dos Enfermeiros, em reunião feita no dia 5 de setembro. 

O plenário do STF marcou, para esta sexta (09), o início da audiência para avaliar a manutenção ou não da decisão do ministro Barroso. A audiência ainda não tratará do mérito da Ação Direta de Inconstitucionalidade . 

Ainda dentro da agenda nacional de lutas em defesa do piso, o Sindicato dos Enfermeiros no Estado reforçou que, no dia 19 de setembro, está prevista paralisação nacional da enfermagem.

Reunião

O ministro do Supremo Luís Roberto Barroso e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, já se reuniram essa semana a portas fechadas para tentar chegar a um acordo sobre a decisão que suspendeu o piso salarial dos profissionais de enfermagem.

Durante o encontro, os dois teriam concordado com a necessidade de fontes de recursos extras para viabilizar o aumento dos salários e discutiram alternativas.

Barroso também liberou o processo na noite de segunda-feira para ir a julgamento no plenário virtual do Supremo a partir de hoje. 

A votação terá duração de cinco dias, com término na próxima quarta-feira.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: