Em greve, Ufes amanhece com portões fechados nesta segunda-feira
Greve em universidades e institutos federais do Brasil começou nesta segunda-feira (15)
Escute essa reportagem
A greve de servidores e professores da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) começou, nesta segunda-feira (15). Os portões de acesso à instituição de ensino amanheceram fechados e faixas foram fixadas informando sobre o início do movimento grevista, que acontece nas universidades e institutos federais de todo o Brasil.
Um ato foi convocado pela Associação dos Docentes da Ufes (Adufes) para ser realizado no portão norte, do campus de Goiabeiras, na manhã desta segunda, para marcar o início da greve.
Em seu perfil no Instagram, a Adufes informou que os trabalhadores do Restaurante Universitário (RU) devem se dirigir ao portão norte do campus de Goiabeiras para que tenham acesso ao local.
"Caminhões e outros veículos a serviço do RU estão sendo liberados também pelo portão norte. As/Os estudantes terão seu acesso liberado pelo mesmo portão nos horários do almoço e jantar para que acessem o Restaurante. Essa decisão foi informada à Administração Central da Ufes", disse a associação.
O QUE DIZ A UFES
A Ufes informou, em nota, que as atividades presenciais do campus de Goiabeiras estão suspensas, nesta segunda. As atividades do campus de Maruípe também serão suspensas, no turno vespertino.
A Administração da Ufes destacou ainda que, em reunião realizada na semana passada com a diretoria da Associação dos Docentes da Ufes (Adufes), não foi comunicada sobre o bloqueio dos portões de acesso à universidade.
"À comunidade universitária e à comunidade em geral, a Administração Central da Ufes afirma que reconhece a legitimidade do movimento e das pautas apresentadas pela categoria em nível nacional, mas atuará para que, durante a paralisação, o processo seja conduzido de forma a minimizar ao máximo os impactos para nossos estudantes, técnicos, docentes e para a sociedade", diz a nota.
A Administração informa que vai continuar em diálogo com o comando local de greve.
Até o momento, os acessos aos campi de Alegre, Maruípe e São Mateus estão liberados.
Comentários