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Cidades

Eles mudaram de carreira para virar influenciadores

Jovens e adultos em meia-idade têm encontrado no trabalho com as redes sociais mais autonomia, flexibilidade e um novo propósito profissional


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Imagem ilustrativa da imagem Eles mudaram de carreira para virar influenciadores
Sônia Souza tinha uma empresa de kits de churrasco antes de virar influenciadora |  Foto: Leone Iglesias/AT

O trabalho com influência digital encanta os capixabas que buscam autonomia, flexibilidade e propósito profissional. Tanto que muitos jovens e adultos em meia-idade fazem uma escolha ousada: mudam de profissão em busca de uma carreira como influenciadores digitais.

A caminhada não é fácil, mas é possível construir o sucesso. É o caso da influenciadora digital Sônia Regina Souza, 32. Ela tinha uma empresa de kits de churrasco e, todos os dias, postava o próprio dia a dia como “Soninha”, uma persona criada para o conteúdo digital.

Aos poucos, o perfil cresceu e a “Soninha” ganhou a própria conta no Instagram. A “gata garota de Cariacica”, como se autointitula, passou a fazer as primeiras “publis” para hamburguerias e pizzarias da região em que mora.

Hoje, ela faz sucesso compartilhando a sua rotina e dando dicas dos melhores lugares para se conhecer em Cariacica e em outras cidades capixabas. Com o trabalho, Soninha fatura 100% da renda.

“Ser influenciadora é praticamente um reality show sem fim! A criação de conteúdo é uma maratona de ideias sem linha de chegada. Manter o público engajado e feliz enquanto trabalho com marcas é um desafio à criatividade e à autenticidade. Nem sempre o que eu gosto funciona para quem me segue! E ainda tem a 'dança' com os algoritmos, que vivem mudando e me testando”, brinca.

Estudo

Engana-se quem pensa que o marketing de influência é apenas o que é compartilhado na “vitrine” dos vídeos e fotos. De acordo com a professora de Comunicação Social da Faesa Carine Cardoso, a profissão requer estudo, dedicação, atualização constante e capacidade de lidar com desafios.

“Se manter como um influenciador de verdade, como uma autoridade no assunto, requer muito profissionalismo, estudo, repertório e capacidade de lidar com as pessoas de forma natural e genuína. É um grande desafio. Você precisa estudar muito, desenvolver habilidades sociais, analisar dados que te ajudam a conquistar parcerias e te colocam em destaque junto à sua comunidade”.

A especialista aconselha jovens que desejam seguir carreira na área. Para ela, o sucesso do influenciador depende principalmente da autenticidade.

“Quanto mais espontâneo e autêntico o influenciador for, melhor. Marcas humanas querem influenciadores verdadeiros, autênticos; quanto mais humano, melhor. Então, você precisa ser de fato quem você é, mostrar em que acredita”.

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|  Foto: Divulgação/João Teles

Da Nutrição para a influência

Quando estava cursando Nutrição, a influenciadora digital e modelo Bianca Romanha Schmidt, 23, percebeu uma oportunidade de transformar o hobby de compartilhar dicas de beleza, moda e lifestyle com as amigas e familiares em uma atuação profissional nas redes sociais.

Hoje, com 157 mil seguidores, ela estuda Publicidade e Propaganda e vê a influência digital não apenas como uma profissão, mas como uma forma de inspirar e ajudar as pessoas. “A interação com o público foi crescendo, e com isso, vieram as parcerias com marcas renomadas”, contou.

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|  Foto: Fábio Nunes/AT

“Sou muito orgulhosa da profissão”

A influenciadora digital e fotógrafa Camila Lima Pin, 36, iniciou a produção de conteúdo nas redes sociais quando passou a compartilhar o processo de preparação para o casamento. Hoje, com 132 mil seguidores, ela diz que a influência digital assume tanta importância no dia a dia que representa 50% da atuação profissional.

A trajetória de construção da carreira tem desafios, mas, segundo Camila, as conquistas são maiores. “Sou muito orgulhosa da profissão e tenho certeza que nós salvamos muitas empresas durante a pandemia”.

Dicas das influenciadoras

Como se dar bem nas redes

1. Seja você. Escolha um tema que você ama e conte histórias reais. Dessa forma, é possível construir conteúdos autênticos e de qualidade, que ressoem com o público-alvo.

2. Conheça seu público. É importante estudar o comportamento, as paixões, os desejos, as dificuldades e o estilo de vida do público-alvo. Crie conteúdos para quem você deseja atrair.

3. Tenha constância. Engaje o público de forma genuína, postando regularmente conteúdos de qualidade. Esteja sempre atento às tendências.

4. Seguir carreira como influenciador digital exige paixão, autenticidade e consistência. Interaja, escute e crie laços com o público.

5. Entenda que todo sucesso demanda tempo e dedicação. Cuide da saúde mental ao longo desse caminho.

6. Colabore com outros influenciadores. Junte forças e expanda seu alcance. Opte por parcerias alinhadas com seus valores e propósitos.

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