Disputa do Ifes hoje para 18 mil candidatos
Eles concorrem a 3.292 vagas em cursos técnicos integrados ao ensino médio para ingresso no 1º semestre do ano que vem

Mais de 18 mil pessoas se inscreveram para participar do processo seletivo do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), que tem como objetivo preencher 3.292 vagas em cursos técnicos integrados ao ensino médio para ingresso no 1º semestre de 2026.
Depois de tanta expectativa, alunos farão a avaliação hoje, a partir das 14h. Ela é objetiva, com questões de múltipla escolha.
Sanandreia Torezani Perinni, presidente da comissão organizadora do processo seletivo, disse que a prova é composta de 40 questões. Onze de Língua Portuguesa, 11 de Matemática, seis de História, seis de Ciências, e seis de Geografia, com conteúdos estudados no ensino fundamental conforme consta no edital
“A expectativa é que os estudantes tenham se dedicado para poder fazer essa avaliação com firmeza”, disse a profissional.
Jane Lopes, coordenadora do Pré-Ifes do Centro Educacional Radier, na Praia de Itaparica, Vila Velha, disse que a prova é um verdadeiro vestibular.
“Há muitos campi em todo o Estado e alguns cursos são extremamente concorridos, como por exemplo Informática para Internet no Ifes Serra, com quase mil inscritos para 36 vagas. É uma prova complexa, exige preparação, pois a pontuação de corte de alguns cursos, principalmente na Grande Vitória, é bem elevada”.
Jane comentou ainda que esse processo seletivo dá acesso a um ensino público de extrema qualidade. “Os institutos federais hoje trabalham com projetos de relevância para a sociedade, conhecidos nacional e internacionalmente. Os Ifes agregam o ensino médio, curso técnico, graduação, pós-graduação, mestrado... O aluno pode criar um percurso acadêmico de excelência”.
“O fato de ser um curso técnico, acima de tudo integrado com o ensino médio, coloca o estudante no mundo do trabalho de forma mais imediata, atendendo às necessidades do mercado na área técnica”, completou.
Alunos do Radier passaram ontem por um aulão para a prova. Cerca de 400 estudantes da instituição de ensino em todo Estado farão a avaliação.
Inscritos devem chegar ao local do exame às 13 horas e levar caneta esferográfica de corpo transparente, de tinta preta ou azul-escura, e o documento de identificação utilizado na inscrição.
Aquele que usou a certidão de nascimento para a inscrição deverá imprimir o cartão de inscrição e apresentar junto à certidão de nascimento.
Comentários