Dor na perna é sinal de doença que afetou Maurílio
O cantor está com tromboembolismo pulmonar e teve três paradas cardíacas
Escute essa reportagem
Embora pareça um problema comum, sentir dor nas pernas pode ser, na verdade, sintoma de uma doença grave. No caso da tromboembolia pulmonar, há o risco de levar o paciente a ter paradas cardíacas ou até a morte súbita.
O problema acomete o cantor Maurílio, da dupla sertaneja Luiza e Maurílio, que está internado em estado grave desde quarta-feira. Com 28 anos, ele sofreu três paradas cardíacas, foi reanimado e continua em coma em um hospital de Goiás.
Maurílio teve dores na perna há 15 dias, e a causa mais provável foi uma tromboembolia pulmonar não diagnosticada, segundo médicos que o acompanham.
O cirurgião vascular José Marcelo Corassa explica que o problema é caracterizado por um entupimento dos vasos sanguíneos do pulmão, causado por um coágulo (acúmulo de sangue) nos membros inferiores. Impossibilitado de bombear sangue para o resto do corpo, o coração para.
“À medida que a pessoa se movimenta, o coágulo, que está na perna, começa a subir em direção ao pulmão. Esse processo pode ser instantâneo ou durar meses”, diz.
Além da dor na perna, outros principais sintomas são a falta de ar, queda da pressão arterial, dores no peito e desmaio.
“Caso o paciente fique mais de seis horas sentado em uma viagem, faça o consumo de anticoncepcionais (entre as mulheres) e tenha histórico de doença na família, por exemplo, tem chances de desenvolver o coágulo e o quadro”, diz o cardiologista Diogo Barreto.
Para o cirurgião cardiovascular Melchior Luiz Lima, outro fator que provocou aumento de casos, nos últimos meses, foi o surgimento da covid-19. “Quem contraiu o vírus, pode ter mais riscos de desenvolver o quadro. A covid atua na liberação de substâncias que são pró-coagulantes”, avalia.
Melchior afirma ainda que a melhor forma de prevenir o quadro é consultar o médico, a partir do surgimento de qualquer sintoma. “É preciso saber se a pessoa tem predisposição, para iniciar um tratamento com anticoagulantes ou fazer um procedimento para desobstruir o trombo”, orienta.
Maurílio ainda segue na UTI, mas apresenta melhora
Internado em uma unidade de terapia intensiva (UTI) após ter sofrido três paradas cardíacas, o cantor sertanejo Maurílio, de 28 anos, apresentou melhoras e saiu do quadro gravíssimo para grave, com sinais vitais mais estáveis.
“Ontem (quarta-feira), o respirador eletrônico chegou a fornecer 80% de oxigênio e, hoje (ontem), caiu para 60%, o que é um bom sinal”, disse o médico que o acompanha, Wandervam Azevedo, em coletiva de imprensa.
Agora, a equipe médica aguarda o resultado de exames para saber se será necessário fazer hemodiálise por causa da doença.
Oração
Nas redes sociais, cantores sertanejos se uniram para enviar boas energias e pedir pela recuperação do colega. Entre eles, estão Murilo Huff, Gustavo Mioto, Matheus e Kauan, Gabi Martins, e Zé Neto e Cristiano.
Quem também pediu por orações foi sua parceira na dupla Luiza e Maurílio. “Por favor, orem. Só isso que eu peço com toda humildade do mundo”, pediu a cantora, no Instagram.
Comentários