Doença de ex-BBB pode ter sido causada por covid
Eliezer foi diagnosticado com pericardite, uma inflamação na membrana do coração que, se não for tratada, pode levar à morte
Escute essa reportagem

A revelação do ex-BBB Eliezer de que foi diagnosticado com pericardite, uma inflamação na membrana que envolve o coração, deixou muitos fãs assustados. O famoso contou nas redes sociais que estava há 10 dias com dores no peito e com dificuldade de respirar, mas que já estava sendo tratado.
Especialistas ouvidos por A Tribuna são unânimes ao dizer que, entre as causas da doença, as mais comuns são o vírus da gripe e o da covid-19.
“Quero explicar o que aconteceu porque muita gente na internet disse que era da vacina, da quarta dose. Não é da vacina porque eu não tomei a quarta dose, tenho que tomar. Também falaram que era sobre meus procedimentos e não tem nada a ver”, relatou Eliezer.
O cardiologista Schariff Moysés disse que o vírus mais comum como causa da pericardite é o da influenza (gripe).
O cardiologista e coordenador do Serviço de Cardiologia do Hospital Evangélico, Diogo Barreto, destaca que a covid-19 é uma infecção viral e houve um grande aumento dos casos nos dois últimos anos. “Houve sim um crescimento de pericardite causada pela covid”, afirmou.
José Vitelio Ruiz Rivero, cardiologista, também percebeu esse aumento. “Teve sim um crescimento, ao que via no consultório, porque a covid 19 é um vírus”.
De acordo com a cardiologista Tatiane Emerich, a pericardite pode ser aguda (curta duração) ou crônica (duração prolongada).
“Ela pode ser causada por infecção viral ou bacteriana, pode ser secundária a doenças autoimunes, ao câncer, a doenças metabólicas como uremia, trauma no tórax ou idiopática quando a causa não pode ser reconhecida”, afirmou.
O cardiologista Pietro Lima chama a atenção sobre a importância da vacinação.
“Uma coisa muito importante que a vacina trouxe é a diminuição drástica dos casos de miopericardite, que são os casos em que o vírus da covid 19 pode inflamar o coração. Não só o pericárdio, mas o miocárdio, que é o tecido do coração em si. Isso traz a perda da função do coração e o paciente evolui com disfunção, insuficiência cardíaca. Isso pode matar”, alerta.
SAIBA MAIS
O que é
A pericardite é uma inflamação da membrana que envolve e protege o coração. A pericardite pode ser crônica ou aguda.
Causas
Pode ser causada por infecção viral (como a gripe ou covid 19) ou bacteriana, pode ser secundária a doenças autoimunes, ao câncer, a doenças metabólicas como uremia, trauma no tórax ou idiopática quando a causa não pode ser reconhecida.
Câncer de pulmão, fungos e pós-cirurgia cardíaca.
Segundo especialistas, houve um aumento significativo de pericardite relacionado à infecção pelo vírus da covid 19.
Sintomas
O principal sintoma da pericardite é uma dor forte em pontada, repentina no meio do peito que varia de intensidade com a posição e diminui quando a pessoa inclina o tórax pra frente.
Respirar fundo e tossir pode aumentar a sensação de dor. Pode vir acompanhada de febre baixa, cansaço e falta de ar.
Diagnóstico
Os especialistas recomendam ir ao pronto-socorro ou procurar um cardiologista.
A pericardite é diagnosticada já com a inflamação da membrana do coração.
Fonte: Cardiologistas entrevistados.
Comentários