X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Diversão na rota dos parques estaduais


A passeio ou desenvolvendo pesquisas, os parques estaduais são roteiros perfeitos para quem gosta de diversão e aprendizado. Eles possuem atrativos diferentes, e a maioria existem trilhas, piscinas naturais, escaladas e até área para camping.

O Espírito Santo conta com seis unidades estaduais: Parque Estadual de Pedra Azul, em Domingos Martins; Paulo César Vinha, em Guarapari; Itaúnas, em Conceição da Barra; Cachoeira da Fumaça, em Alegre; Mata das Flores e Forno Grande em Castelo. Também possui uma unidade federal: Parque Nacional do Caparaó.

O  Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo (Iema) é responsável pelo cuidado dos parques estaduais.   
“A visitação traz conhecimento para quem visita e quem estuda o local”, ressalta o gerente de Recursos Naturais do Iema, Rodolpho Torezani.  

Ele explicou que um  parque é criado de acordo com o que se tem de reserva biológica.

“Os parques vieram para que tivéssemos o público visitando essas áreas de fauna e flora, e a visitação é uma forma de educação ambiental também”.

Boa parte dos parques estaduais foi criada no começo da década de 90. Porém, alguns já eram áreas de proteção ambiental antes disso, como o Parque Estadual do Forno Grande e o Pedra Azul, que desde 1970 possui decreto de criação.

“É importante que o visitante pesquise sobre o parque que vai conhecer. Existe a questão do uso de protetor solar, do cuidado com as crianças, do preparo físico e o cuidado de não deixar lixo nas trilhas para que seja uma diversão inesquecível”, disse  Torezani.

O casal que mora em Guarapari, a secretária Daniela Gotardo, de 29 anos, e o empresário Guilherme Schayder, 31, contam que o parque de Pedra Azul possui belezas diferentes. 

“Pedra Azul é um atrativo diferente pelas opções. Você pode ir até lá para fazer as trilhas até as piscinas naturais, ou pode somente dar um passeio até o mirante para ver a pedra do lagarto mais de perto. Tem o período das cerejeiras, que encanta com tanta beleza natural. Lá é sempre divertido”, afirmou Daniela.

Imagem ilustrativa da imagem Diversão na rota dos parques estaduais
O casal Guilherme e Daniela mora em Guarapari, mas gosta de ir à Pedra Azul, Região Serrana: belezas diferentes |  Foto: Roberta Bourguignon

Aventura em 3º maior pico do País

Além dos seis parques estaduais, o Espírito Santo possui um parque federal, que faz divisa com Minas Gerais.  É o Parque Nacional do Caparaó, que possui o terceiro ponto mais alto do País, o Pico da Bandeira, com 2.892 metros de altitude.

Uma das áreas de preservação da Mata Atlântica mais relevantes no Estado e importante patrimônio geológico, além de proteger as nascentes dos rios Itabapoana, Itapemirim e Doce, e várias espécies ameaçadas de extinção, possui cachoeiras, vales, área de acampamentos e a Gruta do Jacú. 

O empresário Rogério Souza Evaristo, de 39 anos, levou as filhas Beatriz, 9, e Laura, 5, para conhecer as piscinas naturais, cachoeiras e fez parte da trilha com as meninas. 

“É uma experiência muito bacana para quem tem crianças. Lá elas puderam conhecer a mata, as cachoeiras. São coisas que elas aprendem na sala de aula, e quando têm a oportunidade de conhecer de perto, fica mais interessante”.

Imagem ilustrativa da imagem Diversão na rota dos parques estaduais
Rogério com Laura e Beatriz |  Foto: Roberta Bourguignon

O parque possui duas portarias de acesso, uma localizada em Pedra Menina, distrito de Dores do Rio Preto, e a outra por Alto Caparaó, Minas Gerais.

São permitidos 200 visitantes por dia: 100 pela portaria de Alto Caparaó e 100 pela portaria de Pedra Menina. Para quem é mais aventureiro, a subida até o pico é um convite à parte. São em média quatro horas de subida.

Parques abertos para visitação

Parque Estadual Cachoeira da Fumaça

- O atrativo do lugar é a queda d’água que deu nome ao parque, a Cachoeira da Fumaça, que tem 144 metros de queda livre e é procurada por praticantes de rapel e escalada de todo o Brasil. Oferece trilhas entre rios e cascatas.  Fica entre  Alegre e Ibitirama. Visitação: todos os dias, das 8 às 17 horas.
- Informações: (28) 99999-0639.

Parque Estadual da Pedra Azul

- É possível fazer trilhas que permitem a contemplação de áreas verdes, passando por mirantes e piscinas naturais e a escalada no pico que dá nome ao parque e ao distrito onde é localizado, a Pedra Azul, que tem formação de granito e gnaisse a 1.822 metros de altitude e que pode ser vista desde a BR-262. O parque fica situado na Rota do Lagarto, em Aracê, Domingos Martins.  Visitação: os interessados devem agendar seus passeios pelo site seguinte endereço de e-mail:  www.iema.es.gov.br/pepaz.
- Informações: (27) 99846-3489.

Parque Estadual de Itaúnas

- É conhecido por suas belezas naturais e pelas trilhas para as famosas dunas e as praias. Os trechos  são de fácil acesso e é possível realizar passeios sem a presença de guias.  Localização: Conceição da Barra. Visitação: todos os dias, das 8 às 17 horas.
- Informações: (27) 3762-5196.

Parque Estadual Paulo Cesar Vinha  

- Conta com lagoas,  vegetação de Mata Atlântica com manguezais, mata de restinga.  Foi criado para proteger espécies que estavam sendo ameaçadas pelo desmatamento e a extração de areia ilegal na região de Setiba. Fica em Guarapari.  Visitação: todos os dias, das 8 às 17 horas.
- Informações:  (27) 3242-3665.

Parque Estadual do Forno Grande

- Atrativo da região Sul, dispõe de  trilhas de fácil acesso que levam ao pico do Forno Grande, a uma cachoeira com queda d’água de aproximadamente 30 metros, à Gruta da Santinha, aos Poços Amarelos e ao mirante. Fica em  Castelo. Visitação: todos os dias, das 8 às 17 horas. Não precisa agendar.  
- Informações:  (27) 3636-2570.

Parque Estadual Mata das Flores

- Conta com trilha com, aproximadamente, 900m de percurso. Além disso, possui rica biodiversidade. A flora é composta por espécies como cedrelas, bromélias e palmáceas. Possui gaviões, tucanos, corujas, pacas, entre outros animais.  Fica em  Castelo. Visitação: de segunda a sexta, das 8 às 17 horas.
- Informações:  (28) 3542-3257.

Parque Nacional do Caparaó

- Além das trilhas, os visitantes podem se deliciar com banhos em cachoeira, piscinas naturais e observar visuais da Serra do Caparaó e região, além de abrigar o Pico da Bandeira.  Fica na Serra do Caparaó, na divisa de Minas Gerais (Alto Caparaó) e  Espírito Santo (Dores do Rio Preto).  Visitação do parque: de quinta a terça, das 9 a 15 horas. A subida ao pico também é de quinta a terça.
- Informações: (32) 3747-2086.

Fonte: Parques citados.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: